UFCA lança novos cursos: aulas começam em 2019

Publicado em 27/11/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h22

Foto: Romênia Gomes (DCOM/UFCA)

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) ofertará, a partir de 2019, quatro novos cursos de graduação: Bacharelado em Ciências Contábeis, Bacharelado em Ciência da Computação, Licenciatura em Letras-Libras e Bacharelado em Matemática Computacional. Ao todo, serão 190 vagas: 50 para Contábeis, 40 para Letras-Libras, 50 para Ciências da Computação e 50 para Matemática Computacional. As aulas devem começar no dia 11 de março de 2019, no campus Juazeiro do Norte. 

O ingresso nas formações será via Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parâmetro de seleção. Pelas regras do Sisu, metade das vagas de cada curso será destinada a pessoas que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas e as demais vagas serão disputadas por ampla concorrência – sendo facultada às instituições públicas de ensino superior a adoção de bônus para outros grupos prioritários. No caso específico do curso de Letras-Libras, a UFCA vai incrementar em 20% as notas no Enem obtidas por estudantes surdos que desejem ingressar na formação por ampla concorrência. Esse incremento efetiva o que diz o Art. 4º do Decreto 5.626/05, Parágrafo único: “As pessoas surdas terão prioridade nos cursos de formação previstos no caput [licenciatura plena em Letras-Libras ou em Letras-Libras/Língua Portuguesa]”. No momento da inscrição no Sisu, o candidato deverá indicar se deseja participar da seleção nesse perfil.

 
“Provavelmente, o estudante vai escolher onde vai trabalhar”
 

O coordenador de implantação do curso de Letras-Libra, Mardônio Oliveira, destaca que a UFCA vai formar professores da Língua Brasileira de Sinais (Libras), não intérpretes: “A Licenciatura Letras-Libras habilita o egresso a ensinar essa língua para alunos desde o ensino fundamental II até o ensino superior. Nas séries iniciais, o profissional habilitado para lecionar Libras é o formado em Pedagogia Bilíngue. Já para ser um intérprete de Libras-Língua Portuguesa, é necessário fazer um bacharelado ou um curso técnico de Libras”, explica. Ainda de acordo com o Decreto 5.626/05, essa formação técnica para tradução/Interpretação Libras-Língua Portuguesa pode ser ofertada por cursos de educação profissional, cursos de extensão universitária/formação continuada e, ainda, por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, desde que o certificado seja referendado por instituições habilitadas. 

Quanto às possibilidades de atuação profissional dos egressos, Mardônio afirma que o déficit de professores de Libras no Cariri é significativo: “Há muita demanda por professores de Libras em todo o Cariri, não apenas em Juazeiro do Norte. Provavelmente, o estudante vai escolher onde vai trabalhar”, acredita.

Introdução à Educação de Surdos, Teorias Linguísticas, Educação em Direitos Humanos e Teoria da Literatura serão as disciplinas obrigatórias do primeiro semestre do curso de Letras-Libras da UFCA. Durante os quatro anos e meio de formação, o estudante terá ainda disciplinas como Didática e Educação de Surdos, Políticas Linguísticas, Aquisição da Linguagem, Fonética e Fonologia de Libras, Semântica, Pragmática e Análise do Discurso e Literatura Surda. A maior parte das disciplinas será ministrada à noite. Acesse a lista completa

No vídeo, o intérprete Francisco Andrade traz as informações, em Libras, sobre o novo curso.

Francisco Andrade, Intérprete de Libras

 “Existe um interesse geral sobre manipulação e privacidade de dados para fins econômicos e políticos. É um excelente campo de pesquisa para o egresso”
 

Os quatro novos cursos da UFCA são os primeiros gratuitos de suas respectivas áreas no Cariri. Há uma formação próxima de Ciência da Computação, que é “Sistemas de Informação”, oferecida pelo Instituto Federal de Educação (IFCE) no Crato, mas com escopo mais específico. Na UFCA, o curso terá perfil mais generalista.

Segundo o coordenador de implantação do curso da UFCA, Maxwell Oliveira, os interessados em estudar Ciêncis da Computação não precisam ter sido “gênios” da Matemática até o ensino médio, bastando ter boa redação, boa leitura e afinidade com lógica: há esse mito da genialidade do profissional que lida com Computação, com aquele perfil geek, mas não é preciso ser um gênio [para se formar na área]. É preciso certa empatia com matemática, mas o principal é ter bom raciocínio lógico. Basicamente, o egresso resolve problemas com o computador”, relata.

O novo curso dará aos estudantes a possibilidade de trilhar três possíveis caminhos até a formatura: o da Engenharia de Software e Gestão de Equipes, o do Desenvolvimento de Redes de Computadores e o da pujante Ciência dos Dados: “Especialmente esta última vertente vem sendo bastante estudada em Ciência da Computação. No Brasil, essa discussão é mais recente, mas existem artigos sobre Fake News, por exemplo, escritos há anos em outros países. Existe um interesse geral sobre manipulação e privacidade de dados para fins econômicos e políticos. É um excelente campo de pesquisa para o egresso”, opina.

O curso de Ciência da Computação da UFCA será diurno, com os primeiros semestres voltados à formação de base em Matemática. Nessa fase, serão ministradas disciplinas como Programação, Cálculo Diferencial e Integral e Álgebra Linear. Depois disso, os estudantes cursarão cadeiras como Fundamentos de Eletromagnetismo, Circuitos Digitais, Laboratório de Programação, Inteligência Artificial e Computação, Ética e Sociedade. Ao todo, o curso terá duração mínima de quatro anos. Acesse a lista completa de disciplinas. 


“É muito fácil conseguir um estágio na área já a partir do segundo semestre”
 

Quem também refuta a necessidade de o estudante ser um gênio em Matemática é o coordenador de implantação do curso de Ciências Contábeis, Marcone Venâncio: “a Matemática para Contabilidade é elementar. Para começar o curso, basta dominar as 4 operações matemáticas e ter noções de Matemática Financeira. Temos muito mais interesse na habilidade do estudante em redação e em lógica, porque trabalhamos muito com a geração de relatórios”, diz. De acordo com o Marcone, o curso de Contábeis é “bastante técnico” e se diferencia de outros que lidam com finanças, como Economia (oferecido pela Universidade Regional do Cariri – Urca), pelo escopo de atuação do profissional: “Economia é um curso que lida com finanças em uma dimensão macro.

Então, os economistas tratam de Contabilidade Nacional, trabalham com Produto Interno Bruto, Balança de Pagamentos – gerando dados que subsidiam a tomada de decisão de governos nacionais. Já o profissional de Ciências Contábeis trabalha com uma dimensão micro de finanças, lidando com a Contabilidade Pública [voltada para contas municipais e estaduais] e com a Contabilidade Empresarial [voltada para contas empresariais]. Tal como o economista, o contador também gera relatórios que subsidiarão decisões, como, por exemplo, se uma empresa deve abrir/fechar uma filial. São informações como fluxo de caixa, custo mínimo de funcionamento e carga tributária”, explica. 

O curso de Ciências Contábeis da UFCA funcionará à noite, principalmente porque, segundo Marcone, é “muito fácil” conseguir um estágio na área, já a partir do segundo semestre. Matemática para Administração e Contabilidade, Introdução ao Estudo do Direito, Estudos Sociológicos e Antropológicos e Teorias da Administração são as disciplinas do primeiro período. Ao longo do curso, há outras cadeiras na área do Direito, como Direito Empresarial e Legislação Trabalhista; além de disciplinas de Macro e Microeconomia, Auditoria, Análise de Custos, Finanças e Estatística. Acesse a lista completa.

Como Ciência da Computação, o curso de Ciências Contábeis também dura pelo menos quatro anos. 

“O Ceará tem um interesse especial por Matemática. Qualquer região que deseja desenvolver tecnologia precisa investir nisso”
 

Matemática Computacional talvez seja o mais desconhecido do público geral entre os novos cursos da UFCA. De acordo com a coordenadora de implantação da formação, Érica Boizan, “esse profissional será um matemático que vai aprofundar base matemática necessária para o desenvolvimento dos processos computacionais”. Segundo a professora, os alunos do curso poderão seguir com seus estudos em 3 possíveis campos: Computação Científica, Estatística Computacional ou Matemática Pura (estudo teórico da matemática): “Na computação científica, o matemático computacional elabora modelos matemáticos para resolução de problemas científicos com uso do computador em diversas áreas do conhecimento. A Estatística Computacional, por sua vez, vai se focar em métodos estatísticos, lidando com grandes amostras. Já a Matemática Pura pode contribuir para novas possibilidades de soluções computacionais. O foco [do curso] é a solução de problemas usando a Matemática e o computador”, detalha.

Apesar de parecer bem específico, o curso de Matemática Computacional oferece vasto campo de atuação para o egresso: “O curso é bem moderno! Os formados nessa área podem trabalhar, por exemplo, em instituições financeiras, principalmente em atividades como análise de risco, criptografia e aplicação da Teoria de Códigos. Se o egresso se interessar por Análise de Dados, também poderá trabalhar em instituições que sistematizam grande quantidade de dados, como IBGE e Embrapa“, disse.

Para Érica, o Cariri pode se valer da Matemática para o desenvolvimento tecnológico da região: o Ceará tem um interesse especial por Matemática. Quase metade dos professores do nosso Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA) são cearenses. “É a Matemática quem fornece a base para o desenvolvimento tecnológico. Qualquer região que deseja desenvolver tecnologia precisa investir nisso”, acredita.

As disciplinas do primeiro semestre do curso serão Cálculo I, Fundamentos da Matemática Discreta, Álgebra Vetorial e Geometria Analítica e Introdução à Programação. Ao longo dos três anos e meio de curso, em turno integral, os estudantes terão cadeiras como Fundamentos de Mecânica, Algoritmo e Estrutura de Dados, Probabilidade Estatística, Teoria dos Números e Laboratório de Programação. Acesse a lista completa.

 

Serviço
 

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA)
Sala 205, bloco I, campus Juazeiro do Norte
(88) 3221-9267

Curso de Letras-Libras
Coordenação: Mardônio Oliveira
letraslibras.iisca@ufca.edu.br 

Curso de Matemática Computacional
Coordenação: Érica Boizan
matcomp.cct@ufca.edu.br 

Curso de Ciências Contábeis
Coordenação: Marcone Venâncio
cienciascontabeis.ccsa@ufca.edu.br

Curso de Ciência da Computação
Coordenação: Maxwell Oliveira
computacao.cct@ufca.edu.br