UFCA lamenta falecimento da musicista e professora Izaíra Silvino, primeira coordenadora do curso de Música da instituição

Publicado em 15/08/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h08

Professora Izaíra Silvino. Foto: Felipe Abud/ Secult-CE/ Divulgação

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu com profunda tristeza a notícia do falecimento neste sábado, 14 de agosto de 2021, da musicista e professora aposentada da Universidade Federal do Ceará (UFC), Izaíra Silvino, aos 75 anos.

Nascida em Baturité-CE, Izaíra estudou Música no Conservatório Alberto Nepomuceno, em Fortaleza, e se tornou regente do Coral da UFC, entre 1981 e 1989. A musicista contribuiu imensamente para a Educação Musical, para o Canto Coral e para as Artes no Brasil, com atuação na cidade de Fortaleza, em Brasília e na região do Cariri.

A época em que a UFCA ainda fazia parte da UFC (campus Cariri), Izaíra trabalhou ativamente para a implementação de um curso de Música no campus, desde a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de 2009 à recepção da primeira turma de estudantes e dos primeiros docentes. A professora foi a primeira coordenadora do curso, tendo atuado no cargo até maio de 2010.

A UFCA se solidariza com familiares e amigos de Izaíra, agradecendo pelo grande legado e pela sensibilidade rara, eternizada em sua obra.

Juazeiro do Norte, 15 de agosto de 2021.