UFCA integra Fashion Revolution, semana mundial de Moda que reflete sobre Consumo Sustentável no setor

Publicado em 24/04/2023. Atualizado em 24/04/2023 às 11h34

Manequins no Laboratório de Modelagem do curso de Design (ênfase em Moda) da Universidade Federal do Cariri. Foto: Ana Paula Lima - Dcom/UFCA

#DoQueSãoFeitasAsMinhasRoupas. Essa é uma das provocações que inspiram os trabalhos de Moda a serem apresentados na programação da Semana Fashion Revolution na Universidade Federal do Cariri (UFCA). A Fashion Revolution é uma Semana de Moda mundial que ocorre anualmente há 10 anos, com o objetivo de compartilhar soluções para os problemas socioambientais relacionados à Moda.

Dessa forma, a Semana reúne pessoas, ao redor do mundo, para reimaginar um sistema de Moda mais justo e igualitário para as pessoas e para o planeta.

Este ano, a UFCA vai integrar a Semana, com programação que terá início nesta segunda-feira, 24 de abril, e que segue até o próximo dia 27 de abril.

O 24 de abril marca a data em que um edifício em Bangladesh, onde funcionava uma fábrica de tecidos, desabou, em consequência das más condições do prédio. O desabamento do Rana Plaza ocorreu em 2013, matando mais de 1.100 pessoas e deixando cerca de 2.500 feridas.

As más condições do prédio já sinalizavam um desabamento iminente, porém não houve providências, por parte dos mantenedores da fábrica, para evitar a tragédia (apesar de a produção da fábrica servir a grandes marcas internacionais). O desabamento fez emergir um movimento mundial de repensar a Moda que culminou na realização da Fashion Revolution, todos os anos.

Em todo o mundo, a Fashion Revolution teve início no último dia 22 de abril e segue até o dia 29 deste mês.

Fashion Revolution na UFCA

Estudantes da UFCA interessados em participar da Semana deverão produzir um trabalho criativo, em um suporte de tecido de dimensões 42x30cm, para posterior exposição no pátio do campus Juazeiro do Norte. Os/As participantes deverão refletir sobre as frases da campanha, que são: #DoQueSãoFeitasAsMinhasRoupas, #QuemFezAsMinhasRoupas e #ACorDeQuemFezAsMinhasRoupas.

O material deve ser entregue, já pronto, até o fim desta segunda, 24 de abril, no Laboratório de Desenho (campus Juazeiro do Norte, Bloco G, sala G24). No dia 27 de abril de 2023, será feita a junção dessas peças no pátio do campus Juazeiro do Norte, resultando numa instalação na UFCA. A ação de intervenção está sendo realizada em parceria com a professora do curso de Design da UFCA, Aglaíze Damasceno.

A estudante Shayná Silva (foto – de óculos e com fita métrica), também do curso de Design, é uma das embaixadoras da campanha e representa a UFCA na Fashion Revolution. Segundo Shayná, esse movimento global, que surgiu com o desabamento do edifício Rana Plaza, trouxe à tona formas de trabalho análogo à escravidão, no universo da Moda: “Esse ano, o Fashion Revolution nos convida a repensar a Moda como a gente tem hoje, por uma ideia de Moda mais justa, mais transparente e que valorize as pessoas acima do lucro”, finaliza.

Shayná Silva (com fita métrica no pescoço) é estudante do curso de Design da UFCA.
Foto: Ana Paula Lima – Dcom/UFCA

Semana Fashion Revolution

Com o tema “Manifesto pela Revolução na Moda”, com 10 pontos que reforçam a visão rumo uma indústria da Moda que conserve e restaure o meio ambiente, e valorize as pessoas acima do lucro, a Semana de Moda Fashion Revolution pretende, em 2023, tratar de questões importantes como transparência na cadeia de fornecimento de peças de Moda, salários dignos, desperdício têxtil, apropriação cultural, liberdade de associação à biodiversidade, luta antirracista, equidade racial e de gênero, entre outras.

A programação, disponível no site e nas mídias sociais da Fashion Revolution Brasil, está sendo elaborada colaborativamente por cerca de 70 representantes locais e aproximadamente 110 docentes e 85 estudantes embaixadores – que, juntos, compõem uma rede voluntária espalhada por todo país.

Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes
Curso de Design – Ênfase em Moda