UFCA inicia, nesta segunda-feira, o período letivo 2021.1. Saiba como assistir às aulas e participar das atividades acadêmicas

Publicado em 27/09/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h12

Vista aérea do campus Juazeiro do Norte da UFCA. Foto: Luyan Costa - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) inicia nesta segunda-feira, 27 de setembro de 2021, o período letivo 2021.1, em formato remoto. Ao todo, são 2.743 matriculados, em todos os cursos da instituição exceto Medicina (que ainda está concluindo o 2020.2). Esses discentes devem cumprir suas atividades acadêmicas até o dia 8 de janeiro de 2022, conforme aprovação do calendário acadêmico pelo Conselho Universitário da UFCA (link para uma nova página).

Para os veteranos, os procedimentos de acesso ao semestre letivo permanecem os mesmos do período passado e podem ser consultados no Portal da UFCA (Link para uma nova página). Já para quem está ingressando no primeiro semestre agora, dúvidas podem ser comuns, principalmente neste momento em que as atividades estão ocorrendo predominantemente em formato remoto. Os novatos podem acompanhar, a seguir, o que é necessário para ter acesso às aulas e às atividades acadêmicas.

Matrícula

De forma automática, a Pró-Reitoria de Graduação da UFCA (Prograd/UFCA) matriculou os alunos novatos neste semestre (Link para uma nova página), sem a etapa presencial. Essa etapa deverá ocorrer assim que houver contexto sanitário favorável, sob pena de perda da vaga. A matrícula foi feita no chamado Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/UFCA – link para uma nova página), que é onde ficam armazenadas toda a rotina administrativa e acadêmica dos cursos de graduação: dados pessoais, disciplinas matriculadas, nome e contato dos professores, lista dos alunos que estão matriculados naquela disciplina, notas, informativos importantes sobre o semestre, entre outras informações, podem ser consultadas neste sistema. É necessário que o estudante esteja acessando com frequência o Sigaa/UFCA, para ficar por dentro de tudo o que ocorre no período letivo, inclusive possíveis mudanças.

Acesso ao Sigaa/UFCA

Na semana passada, os estudantes novatos receberam um e-mail da Prograd/UFCA informando-os sobre a matrícula efetivada, o número de matrícula e, ainda, sobre o primeiro acesso ao Sigaa/UFCA. Também no e-mail existe um tutorial (link para uma nova página), que explica detalhadamente como fazer o acesso. É necessário que o/a estudante esteja atento ao e-mail cadastrado no momento em que enviou os documentos para a UFCA, na pré-matrícula.

Caso não tenha recebido o e-mail ou se houve alguma dificuldade de acesso, o discente pode entrar em contato com a Prograd/UFCA pelo e-mail sisu@ufca.edu.br.

Acesso ao Google Sala de Aula

Com a aprovação do Ensino remoto, foram disponibilizadas ferramentas para o ambiente virtual de aprendizagem, ou seja, o espaço virtual onde os professores disponibilizam informações, textos e/ou aulas. No caso da UFCA, a recomendação é que seja utilizado o Google Sala de Aula (Google Classroom). Cada professor pode fazer o cadastro da sua turma, de acordo com os e-mails disponibilizados no Sigaa/UFCA.

Os professores estão entrando em contato com as turmas para explicar o funcionamento da disciplina ao longo do período letivo. Caso o/a estudante não tenha recebido nenhum contato do docente que ministrará a disciplina, a orientação é buscar a coordenação do seu respectivo curso. Os e-mails para contato podem ser encontrados no Portal da UFCA (link para uma nova página)

E-mail institucional

É recomendado que todos os estudantes recém-chegados à UFCA passem a utilizar o e-mail institucional para discentes, com o domínio @aluno.ufca.edu.br. Para criar a conta, é necessário acessar o Cadastro de e-mail (Link para uma nova página); preencher os campos “CPF”, “data de nascimento” e “nome da mãe”; escolher uma das sugestões de e-mail e criar uma senha. Acesse o tutorial com informações sobre a criação do e-mail institucional (Link para uma nova página).

Atividades presenciais

As atividades da UFCA permanecerão em formato remoto neste período letivo de 2021.1. No caso dos componentes curriculares cujo cumprimento remoto seja inviável, entretanto, é permitida excepcionalmente a presencialidade; respeitando-se, neste caso, todos os itens do protocolo de segurança sanitária estabelecidos pelo Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19 (Cieco-19). O/A estudante será informado pelo/a professor/a ou pela coordenação do curso, caso existam atividades presenciais.

Outras informações

Todas as informações sobre o período 2021.1 podem ser encontradas no Portal da UFCA (link para uma nova página), incluindo datas importantes, documentos de aprovação do calendário acadêmico e documento norteador do ano letivo 2021. Há também links úteis para tutoriais e ferramentas de acesso às atividades da instituição.

É importante também acompanhar com regularidade, além do Sigaa/UFCA, o e-mail institucional, as redes sociais digitais oficiais da Universidade e o Portal da instituição. Isso porque informações e comunicados oficiais da Universidade são divulgadas nesses canais.

Universidade Federal do Cariri
Canais Oficiais da UFCA: