UFCA implementa mudanças na emissão e registro de diplomas

Publicado em 24/05/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h05

Adequando-se à portaria 1.095 do Ministério da Educação (MEC), de 25 de outubro de 2018, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) passará a emitir os diplomas de graduação dos estudantes de acordo com as novas diretrizes. O principal objetivo das mudanças é diminuir o risco de fraudes e garantir mais segurança nos procedimentos internos das Instituições de Ensino Superior (IES).

Segundo Demetrius Barbosa, Coordenador de Gestão de Dados Academicos da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA), as normas da portaria “mudam basicamente tudo que se faz hoje”. Haverá uma melhoria no processo, que vai agilizar a emissão, registro e impressão dos diplomas, e serão incluídas mais informações sobre os cursos, como os nomes dos professores, sua titulação e quais disciplinas eles ministraram, por exemplo. Num único documento, constarão todas as informações relevantes da vida acadêmica do estudante. Todos os procedimentos de emissão serão realizados pelo SIGAA, o que também vai agilizar o processo, já que antes a universidade utilizava um programa diferente.

Entre as mudanças estão a exigência da assinatura de um termo de responsabilidade pelas IES e o prazo para a expedição e registro dos diplomas, que será de no máximo sessenta dias, contados da data de colação de grau de cada um dos seus egressos. As IES também deverão cancelar diplomas irregulares e tornar público o cancelamento. Outra alteração é que o verso do diploma deverá trazer a identificação da mantenedora da instituição de educação superior, e as instituições terão de publicar no Diário Oficial da União informações sobre os diplomas registrados para consulta pública.

A portaria mantém a gratuidade da expedição e registro da primeira via do diploma, do histórico escolar final e do certificado de conclusão de curso, e os graduandos não precisarão realizar nenhum procedimento novo para solicitar a emissão do diploma.

Leia mais sobre as mudanças no site do MEC.

Pró-Reitoria de Graduação
Endereço: Av. Tenente Raimundo Rocha, s/n, sala i205, bloco I, 2º andar – Cidade Universitária – CEP 63048-080 – Juazeiro do Norte – CE
Telefone: +55 (88) 3221.9263
E-mail: prograd@ufca.edu.br