UFCA doa mais de 1 tonelada de materiais recicláveis para associações de catadores no Cariri, em 2021

Publicado em 23/12/2021. Atualizado em 10/10/2022 às 15h47

Resíduos recicláveis doados pela Universidade Federal do Cariri. Campus Juazeiro do Norte, 2021. Foto: Coordenadoria de Gestão de Sustentabilidade (CGS-Proplan/UFCA)

Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil (link para uma nova página), em 2020, a produção de resíduos sólidos aumentou de 66,71 milhões de toneladas, em 2010, para 79,1 milhões de toneladas. Para evitar que esses resíduos acabem em aterros ou lixões (o que causa poluição do solo e das águas subterrâneas), o Brasil instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, regida pela Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 (link para uma nova página). De acordo com o Art. 4º da lei, essa política reúne “o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotados pelo governo federal” para gerir adequadamente resíduos sólidos.

Outro dispositivo legal relacionado à gestão de resíduos sólidos no Brasil é o Decreto N° 5.940, de 25 de outubro de 2006 (link para uma nova página), segundo o qual órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, como fontes geradoras de resíduos sólidos, devem realizar a destinação desse tipo de material a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Para efetivar esse decreto, a Universidade Federal do Cariri (integrante da administração pública federal indireta) está  doando materiais como papel, papelão, garrafas PET, plásticos e eletrônicos a associações e cooperativas. O trabalho, tocado pela Coordenadoria de Gestão de Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (CGS-Proplan/UFCA), busca – além de oferecer um destino ambientalmente adequado a esses materiais – minimizar a quantidade de resíduos levados pela coleta pública municipal e ajudar na renda de diversas famílias envolvidas com a separação de resíduos sólidos.

Só em 2021, foram doados, ao todo, 1.038,3kg de materiais recicláveis: 545,5 kg de papelão, 145,2 kg de papel e 347,6 kg de plástico.

As associações que recebem as doações da UFCA atualmente são a Associação Engenho do Lixo, em Juazeiro do Norte,  e a Associação de Agentes Recicladores (AARC), em Crato.

Uma das ações realizadas pela UFCA para melhorar as condições de separação dos materiais foi a aquisição de coletores para cada tipo de resíduo. A CGS-Proplan/UFCA realizou, em 2021, a distribuição de 35 conjuntos de coletores seletivos, 126 lixeiras para laboratórios (laranja, cinza e verde), 44 lixeiras com tampa e rodas com capacidade de 120L, destinados aos ambientes de todos os campi da UFCA.

Coletores implantados em todos os campi da UFCA. Campus Crato, 2021.
Foto: Coordenadoria de Gestão de Sustentabilidade (CGS-Proplan/UFCA)

Os coletores específicos para os laboratórios da Universidade cumpre a Norma Brasileira NBR 10.004 (link para uma nova página), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os coletores nos laboratórios permitem separar os materiais por nível de periculosidade dos resíduos, segregados em “recicláveis”, “não recicláveis” e “perigosos”.

Qual a diferença entre “recicláveis”, “não recicláveis” e “reutilizáveis”?

Materiais recicláveis são itens que podem voltar a ser utilizados como matéria-prima para produção de outro produto. Alguns exemplos de materiais recicláveis são as garrafas PET (que podem se tornar fibras de poliéster) e pneus (que podem ser transformados em composto para a produção de asfalto). A reciclagem diminui o desperdício desses materiais, além de reduzir o consumo de matérias-primas e de energia para a produção de novos produtos.

Materiais plásticos coletados no campus Crato da UFCA, em 2021, para doação e reaproveitamento. Foto: Coordenadoria de Gestão de Sustentabilidade (CGS-Proplan/UFCA)

Já os produtos que não podem ser reciclados são os “não recicláveis”. Esses resíduos geralmente são produtos químicos ou materiais cujos componentes se misturam com outros durante o uso e não podem ser separados depois disso. Alguns exemplos de materiais não recicláveis são os adesivos; o papel higiênico, o papel metalizado ou plastificado, o isopor, as pilhas, as fotografias, o EVA e as esponjas de limpeza.

A coleta seletiva se torna importante exatamente porque a presença de materiais não recicláveis no mesmo espaço dos recicláveis dificulta o reaproveitamento destes – de forma que  os materiais não recicláveis precisam ser descartados de maneira diferente dos demais.

Os materiais reutilizáveis, por sua vez, não são tão distintos dos materiais recicláveis. A diferença entre eles parte do princípio de que materiais usados não são necessariamente lixo, podendo ser utilizados de forma criativa, com novos usos. Por exemplo, uma garrafa PET pode ser cortada e utilizada como porta-lápis.

A ideia central dos reutilizáveis é transformar materiais sem passar por um processo de reciclagem, mantendo  as suas principais  características e evitando o desperdício com criatividade. A lista de materiais reutilizáveis é a mesma dos materiais recicláveis.

Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento
Coordenadoria de Gestão de Sustentabilidade (CGS-Proplan/UFCA)
sustentabilidade.proplan@ufca.edu.br