UFCA criará grupo de trabalho para tratar sobre políticas acadêmicas para migrantes

Publicado em 14/08/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h25

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) criará grupo de trabalho para definir políticas acadêmicas e de documentação para migrantes. A decisão ocorreu no dia 9 de agosto, em reunião realizada entre Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Cultura (Procult), Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) para tratar da política de atenção aos migrantes com visto humanitário e refugiados na região do Cariri.

O encontro abordou o acolhimento dos venezuelanos que se encontram na região, principalmente iniciativas que possam dar oportunidade de acesso ao Ensino Superior e ações de revalidação e reconhecimento dos diplomas pela UFCA.

A reunião contou com a condução dos pedagogos Antonio Batista e Bruno Coelho (Prograd). Participaram o professor Plácido Andrade (Prograd), os servidores Gustavo Ramos e Lívia Silveira (Procult) e as servidoras Jisaline Fagundes e Natália Bessa (PRPI). O professor Janailton Coutinho (UFCA) e a professora Cláudia Magalhães (UFRR), ambos representando o Comitê Caririense de Migração e Refúgio, também estiveram presentes.

Além da criação do grupo de trabalho, a intenção é realizar reuniões com os próprios migrantes e organizar o Projeto Piloto de Revalidação de Diploma Estrangeiro de um graduado imigrante (Plataforma Bori).

O encontro marca o início de ações interinstitucionais que levam em consideração a Lei nº 9.474/1997 (Implementação do Estatuto dos Refugiados), com destaque para o artigo 44: “o reconhecimento de certificados e diplomas, os requisitos para a obtenção da condição de residente e o ingresso em instituições acadêmicas de todos os níveis deverão ser facilitados, levando-se em consideração a situação desfavorável vivenciada pelos refugiados”.

Serviço

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA)
Sala 205, Bloco I – campus Juazeiro do Norte
(88) 3221.9267
prograd@ufca.edu.br