UFCA completa 10 anos no próximo dia 5 de junho de 2023. Série de podcasts celebra data e conta história da Universidade

Publicado em 01/06/2023. Atualizado em 02/06/2023 às 14h11

Sala da Diretoria de Comunicação em preparativos para a série de podcasts de aniversário alusiva aos 10 anos da Universidade. Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

Criada no dia 5 de junho de 2013, com a publicação da Lei Federal nº 12.826, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) comemora uma década na próxima segunda-feira, dia 5 de junho de 2023.

Em 2013, o então campus Cariri da Universidade Federal do Ceará (UFC) , que já estava presente nas três principais cidades da região, deixou de pertencer à UFC e deu origem aos campi Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha da UFCA. Também foram criados, na ocasião, os campi Brejo Santo e Icó.

Nesses dez anos, a Universidade só cresceu e se mantém cada vez mais atuante no Cariri, beneficiando a comunidade da região nas mais diversas áreas. Além disso, nos últimos anos, a UFCA também tem se expandido para outros locais do Ceará, por meio da Educação a Distância (EaD).

Para celebrar uma década de existência e contar a história da Universidade, marcada por desafios e avanços, a Diretoria de Comunicação (Dcom/UFCA) produziu uma série de oito podcasts temáticos, que serão transmitidos, a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de junho de 2023, pelo canal da UFCA no YouTube, UFCA TV, sempre às 14h30. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), viabilizada pela equipe de tradutores-intérpretes de Libras-Português da Secretaria de Acessibilidade (Seace/UFCA).

Podcasts

Abrindo a série especial de aniversário, no dia 5 de junho de 2023, a professora Suely Chacon, primeira Reitora Pro tempore da UFCA, e o professor Ricardo Ness, primeiro Reitor eleito, discutirão sobre o tema “Reitoria: o que representa conduzir a universidade?”.

Na ocasião, ambos contarão sobre as experiências e os desafios de estarem à frente de uma nova universidade.

No dia 6 de junho de 2023, a professora Ariluci Goes e o professor Jeová Torres, ambos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), falarão sobre a expansão do então campus Cariri da UFC. Em 2006, a UFC passou a ocupar um prédio cedido pela Universidade Regional do Cariri (Urca), no bairro Pirajá, onde passaram a funcionar mais cursos da UFC na região (Administração, Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Civil e Filosofia). O curso de Medicina da UFC já estava instalado, em Barbalha, desde 2001.

No dia 7 de junho de 2023, as professoras Cláudia Marco e Talita Frade, ambas do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA), falarão sobre o campus Crato, no podcast “Ciências Agrárias: a vocação do Cariri na UFCA”. Atualmente o Crato conta com os cursos de Agronomia (implantado ainda na época do campus UFC Cariri) e Medicina Veterinária, que iniciou as atividades recentemente, em 2020.

O curso de Medicina foi o primeiro da UFC a chegar ao Cariri. No dia 12 de junho de 2023, o professor Cláudio Gleidiston e a professora Elizabeth Nobre, ambos da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), contam essa história, durante o podcast “Pré-História: a extensão do curso de Medicina da UFC para Barbalha”.

No dia 13 de junho, será a vez de saber mais sobre a experiência dos discentes que já passaram pela Universidade. Com o tema “Ser UFCA: experiência de estudar na Federal do Cariri”, os atuais servidores técnico-administrativos Joaquim Macedo (titular da Secretaria de Documentação e Protocolo – Sedop/UFCA) e Cauê Chaves (Chefe do Núcleo de Produção Cultural da Pró-Reitoria de Cultura). Joaquim foi o primeiro estudante com um diploma de graduação da UFCA e Cauê é um dos egressos mais recentes do curso de Jornalismo da Universidade, formado em 2022.

No dia seguinte, 14 de junho, o tema será “Representar o Cariri em imagens: a identidade visual da UFCA, a região do Cariri e a razão de ser da Universidade” e contará com a participação das professoras Aglaíze Damasceno e Juliana Lotif, ambas do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca/UFCA). Na ocasião elas falarão, entre outros assuntos, sobre o processo de escolha da identidade visual da UFCA.

No penúltimo programa, dia 15 de junho, o tema será a formação de professores na região do Cariri. O professor Rodrigo Lacerda e a professora Jacqueline Cosmo, ambos do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), discutirão a importância das licenciaturas da UFCA para impulsionar a formação de professores do Cariri e falarão sobre a experiência de constituição do campus Brejo Santo.

No último programa, no dia 16 de junho de 2023, os professores Ives Tavares (CCSA/UFCA) e Nilo Batista, diretor do Centro de Educação a Distância, participarão do programa “Desenvolvimento Sustentável: a Universidade como promotora de prosperidade no Cariri”. Na oportunidade, eles falarão sobre os impactos da UFCA na região do Cariri e a expansão para o Ensino a Distância, atingindo mais regiões do Ceará.

Depoimentos

Além da participação dos/as entrevistados/as dos podcasts, a cada dia, serão veiculados, nos intervalos das transmissões, depoimentos de pessoas que fizeram parte da história da UFCA ao longo desses anos, falando sobre suas experiências com a Universidade, a  importância para a região do Cariri e/ou parabenizando a instituição.

10 anos de UFCA

Com uma comunidade acadêmica de cerca de 3.780 estudantes (graduação e pós-graduação), 648 servidores (entre docentes e técnico-administrativos) e 266 trabalhadores terceirizados, a instituição atua hoje com 28 cursos de graduação (23 presenciais e cinco EaD), 21 de pós-graduação (sete residências médicas, sete outras especializações EaD, seis mestrados e um doutorado), além de projetos de Pesquisa, de Extensão, de Cultura e de Ensino. Ao todo, a Universidade já formou mais de 2.875 pessoas em cursos de graduação.

Diretoria de Comunicação (Dcom/UFCA)
atendimento.dcom@ufca.edu.br