UFCA aprova instrumento de inclusão regional para estudantes que tenham concluído ensino médio integral na região do Cariri

Publicado em 16/12/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h34

Foto: Luyan Costa - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) aprovou, no dia 11 de dezembro de 2020, a criação do instrumento de inclusão regional como forma de ingresso nos cursos de graduação da UFCA que tenham menos de sessenta por cento (60%) dos ingressantes residentes na região do Cariri cearense, de acordo com o percentual médio dos três últimos processos seletivos do SiSU. O instrumento vai ser aplicado a estudantes que tenham concluído o ensino médio integralmente em escolas, públicas ou privadas, do Cariri cearense.

O objetivo do instrumento é estimular o acesso dos estudantes moradores da região na Universidade, uma vez que a instituição entende que, para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região do Cariri e com a integração da universidade com a comunidade, é necessário que os estudantes da região do Cariri cearense consigam acesso aos cursos de graduação da UFCA.

O instrumento consiste num bônus de quatro por cento (4%) na nota final do candidato no processo seletivo via SiSU na modalidade ampla concorrência, contanto que o candidato tenha atingido as notas mínimas definidos pela UFCA. Os candidatos que forem possíveis beneficiários tanto do bônus de inclusão regional quanto da política de reserva de vagas definida na Lei das Cotas deverão optar por uma dessas ações afirmativas, não sendo permitida a aplicação cumulativa.

A região do Cariri é composta pelos seguintes municípios: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre.

Aprovado durante reunião da Câmara Acadêmica da Universidade, o instrumento já será utilizado no SiSU para ingresso na UFCA a partir do período letivo 2021.1.

Confira a resolução completa sobre o instrumento de inclusão regional (link para uma nova página).

Pró-Reitoria de Graduação
prograd@ufca.edu.br