UFCA adquire desfibrilador e treina servidores para possíveis emergências cardíacas na instituição

Publicado em 21/03/2022. Atualizado em 31/10/2022 às 15h21

Cerca de 400 mil pessoas perdem a vida, por ano, no Brasil, por consequência de complicações cardiorespiratórias. O dado é registrado pelo Cardiometro (link para uma nova página): uma página on-line que publica dados sobre o número de mortes por doenças do coração e relacionadas, mantido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). De acordo com a entidade, não é preciso ter histórico de problemas cardíacos para ser vítima de um infarto ou de um mal súbito – o que pode evoluir para óbito.

De acordo com a SBC, muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas com a adoção de uma medida simples: a disponibilização de um Desfibrilador Externo Automático (DEA) e alguém que saiba operá-lo, em caso de emergência. Por ser um aparelho de uso simples, ele pode ser manuseado por pessoas que não sejam da área da Saúde e que tenham recebido certo treinamento.

Por esta razão, vários estados do país já sancionaram leis obrigando locais de grande circulação – como centros comerciais, hotéis, rodoviárias, aeroportos e universidades – a disporem de um DEA e a treinarem pessoas nesses locais, para o manuseio do equipamento.

No caso da Universidade Federal do Cariri (UFCA), apesar de não haver exigência legal para a aquisição do equipamento e para o treinamento de pessoas – considerando lei estadual ou leis municipais nas cidades onde a UFCA mantém seus campi –, a Universidade, sensível à questão, solicitou a compra de seis DEAs há mais de dois anos e conseguiu adquiri-los recentemente. Os equipamentos serão distribuídos entre os campi Juazeiro do Norte (2), Crato (1), Barbalha (1), Brejo Santo (1) e, ainda, no Centro Multiuso (1), onde funciona a Reitoria e outros órgãos administrativos.

Com isso, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFCA) – por meio da Coordenadoria para Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT-Progep/UFCA) e do Núcleo de Perícias e Segurança no Trabalho (NPST-Progep/UFCA) – deu início, no último dia 18 de março de 2022, ao treinamento de servidores da UFCA para manuseio dos DEAs da instituição. De acordo com a titular da CQVT-Progep/UFCA), Mirna Fontenele, serão capacitados os servidores com treinamento de brigadistas (link para uma nova página) e também demais servidores interessados. Haverá ações de capacitação, com 1h de duração, em todos os campi da UFCA e também no Centro Multiuso. A última ação de treinamento será no campus Brejo Santo, no próximo dia 30 de março de 2022, às 9h30.

Com exceção do campus Brejo Santo, os treinamentos foram ministrados pelo médico perito da UFCA. Victor Marciel. No campus Brejo Santo, a capacitação está a cargo da coordenadora da CQVT-Progep/UFCA, Mirna Fontenele.

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
Coordenadoria para Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT-Progep/UFCA)
cqvt.progep@ufca.edu.br