UFCA adota nova resolução para revalidação e reconhecimento de diplomas estrangeiros

Publicado em 13/06/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h12

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) estabeleceu, por meio da Resolução nº 45/CONSUNI, de 16 de maio de 2019, normas e procedimentos próprios para revalidação ou reconhecimento de diplomas de Graduação e de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por entidades estrangeiras de ensino superior. Antes, a UFCA seguia normativas da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Atualmente, para ter validade nacional, diplomas conquistados no exterior precisam ser revalidados por uma universidade brasileira pública, regularmente credenciada, que tenha curso reconhecido do mesmo nível/área ou equivalente.

Para iniciar o processo, os interessados deverão requerer a revalidação ou o reconhecimento, junto à instituição de interesse (que pode ser ou não a UFCA), pela Plataforma Carolina Bori  –  sistema criado pelo Ministério da Educação para gestão e controle de processos de Revalidação e Reconhecimento de diplomas estrangeiros no Brasil.

No caso dos pedidos de revalidação/reconhecimento por parte da UFCA, serão observados, inicialmente, depois de iniciado o processo na plataforma,  a adequação da documentação, a existência de curso ou programa de mesmo nível ou de área equivalente no âmbito da UFCA e o cabimento ou não da tramitação simplificada – pela qual a revalidação de diplomas é concluída em 60 dias e o reconhecimento, em 90 dias, a contar da data de abertura do processo.

Na UFCA, os processos de revalidação/reconhecimento de diplomas iniciados até o último dia 16 de maio ainda obedecerão à normativa da UFC. Após essa data, os processos já estarão sob vigência da nova resolução, exceto os diplomas de graduação em Medicina, que se subordinam ao Programa Revalida.

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA)
Sala 205, Bloco I – campus Juazeiro do Norte
prograd@ufca.edu.br

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Prograd/PRPI)