UFCA abre curso de formação de professores bilíngues para surdos: o primeiro no NE

Atualizado em 25/11/2020 às 21h33

Aula do curso de Tradução e Interpretação de Libras da UFCA. Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai oferecer o Curso de Formação de Professores Bilíngues para Surdos, no formato de Ensino a Distância (EaD): o primeiro curso com essa temática na região Nordeste. O objetivo da iniciativa é contribuir para a formação de professores, gestores e agentes educacionais envolvidos no Ensino de estudantes surdos em suas diferentes competências, pautada em uma proposta bilíngue inovadora e contemporânea.

O curso está sendo organizado pela Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs) da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, do Ministério da Educação (Semesp/MEC), em parceria com a UFCA.

O prazo de inscrições para o curso, feitas pela plataforma Forms da UFCA (link para uma nova aba), termina nesta quarta-feira, 25 de novembro. Ao todo, o curso vai ofertar 500 vagas, prioritariamente a professores municipais, estaduais ou de instituições privadas que tenham parceria com o governo federal.

Segundo Roger Prestes, professor do curso de Letras-Libras da UFCA e coordenador do curso de Pós-Graduação em Tradução e Interpretação de Libras da UFCA, o novo curso vai envolver não apenas os professores: “Nosso curso tem o objetivo de contribuir na formação de professores, gestores e agentes educacionais envolvidos no Ensino de estudantes surdos, em suas diferentes propostas”, afirmou.

Roger completa falando sobre a importância de um curso como esse para o contexto local: “O curso é de grande importância para a região do Cariri, pois, há vários anos, a comunidade surda, ao lado do Instituto Transformar (Intra), luta bastante para conseguir um espaço de educação de surdos”, conta. O Intra (link para uma nova página) é uma instituição, com sede em Juazeiro do Norte, que acompanha surdos em atividades diversas (artísticas, esportivas, escolares e psicossociais) para incentivar o desenvolvimento social e intelectual das pessoas com deficiência auditiva.

No futuro, diz Roger, a intenção é criar uma escola bilíngue na região do Cariri, que seria a única no Sul do Ceará.

Serviço

Formação de Professores Bilíngues para Surdos, no formato de Ensino a Distância (EaD)
Inscrições: até 25 de novembro de 2020
Onde: Plataforma Forms
Informações: posgraduacao.iisca@ufca.edu.br