UFCA abre chamada pública para conselho que avaliará serviços prestados pela Universidade. Comunidade acadêmica e público externo podem participar

Publicado em 14/03/2022. Atualizado em 31/10/2022 às 15h22

Foto: Fernanda Simplício/Dcom. Imagem produzida antes da pandemia da covid-19

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) abre chamada pública, até o dia 15 de abril de 2022, para cadastro de pessoas interessadas em participar do Conselho de Usuários de Serviços Públicos da instituição. Os conselheiros são responsáveis por responder às consultas sobre a atuação da Universidade e podem também apresentar propostas de melhorias dos serviços públicos prestados. Qualquer pessoa da comunidade acadêmica ou do público externo à UFCA pode se cadastrar.

As consultas acerca dos serviços públicos que a UFCA oferece serão elaboradas periodicamente e disponibilizadas para os conselheiros, por meio de enquetes eletrônicas desenvolvidas e geridas na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos (link para uma nova página), lançada pela Controladoria-Geral da União (CGU).  O resultado dessas enquetes servirá de subsídio para a formulação, a avaliação e a reformulação dos serviços prestados.

Na UFCA, entre os serviços que devem ser avaliados estão o recebimento de bolsa de pesquisa e de extensão, a matrícula em cursos de graduação, a obtenção do diploma ou da segunda via do diploma de graduação e de pós-graduação, entre outros. A Ouvidoria Geral será o setor responsável por gerenciar essas informações na Universidade.

Cadastro

O cadastro pode ser realizado a qualquer tempo, mas o primeiro chamamento ocorrerá até o dia 15 de abril, a fim de que sejam iniciadas as avaliações. Os interessados devem fazer o cadastro na plataforma, sem necessidade de eleição ou qualquer outro processo seletivo.

Ao entrar no site do Conselho de Usuários (link para uma nova página), é preciso clicar em login >> entrar com gov.br ou criar sua conta. Depois de acessar com os dados da conta, o interessado seleciona a opção “tornar-se conselheiro”. Após isso, digita UFCA e clica no símbolo “adicionar”. Por fim, basta verificar se a UFCA aparece em “meus conselhos” e aguardar receber as enquetes.

Conselho de Usuários de Serviços Públicos

O Conselho de Usuários de Serviços Públicos, em consonância com o Decreto n° 10.228/2020 (link para uma nova página), tem como objetivo garantir uma nova forma de participação direta da sociedade na avaliação e na melhoria dos serviços públicos, conectando os usuários aos gestores responsáveis pelo serviço.

Dessa forma, a opinião pode chegar diretamente aos ouvidos das pessoas responsáveis por formular e executar esses serviços, contribuindo para uma mudança que os tornem cada vez mais ágeis e adequados às expectativas da população.

Para mais informações acesse a página do Conselho de Usuários de Serviços Públicos no Portal da UFCA (link para uma nova página).

Ouvidoria Geral da UFCA
ouvidoria@ufca.edu.br