“Tempos de Pandemia” é tema da sexta edição da revista Memórias Kariri. Lançamento ocorre nesta segunda-feira, 12 de julho

Publicado em 11/07/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h04

Capa da sexta edição da revista Memórias Kariri. Foto: Vandson Domingos

“Tempos de Pandemia” é o tema da sexta edição da revista Memórias Kariri, periódico produzido por estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O objetivo é registrar a memória da região do Cariri durante o período de calamidade pública causado pelo novo coronavírus.

Com 11 produtos jornalísticos, essa edição desenvolveu matérias, reportagens e relatos que abordam Educação, Saúde, Comércio e Jornalismo dentro do contexto de pandemia. O lançamento ocorre nesta segunda-feira, 12 de julho de 2021, às 19h, por meio dos perfis oficiais da revista no Facebook (link para uma nova página) e no Instagram (link para uma nova página)

Estudante de jornalismo e um dos repórteres desta edição, Adler Freires entrevistou profissionais da área da saúde na região do Cariri e fala por que ouvi-los é tão importante para sexta edição da revista: “Escolhi essa pauta porque os profissionais da saúde formam a linha de frente do combate ao novo coronavírus e, com toda certeza, não dá para gente montar um acervo de memória sobre esse período sem saber das vivências deles”, explicou.

Atual editora-chefe do projeto, a estudante de Jornalismo Aline Fiuza explica como foi produzir os conteúdos a distância: “Uma das dificuldades para a construção da revista foi justamente os limites impostos pelo isolamento social, já que não pudemos ir a campo para coletar as entrevistas e fotografias como de costume. Tivemos que nos reinventar para conseguir produzir a edição”, disse.

Na ocasião, será publicado um vídeo, gravado pelos repórteres da revista, com relatos deles sobre o desenvolvimento desta edição. Devido às medidas de distanciamento social, o material teve que ser produzido remotamente durante todo o ano de 2020 (desde reuniões e entrevistas até a diagramação e as ilustrações).

Saiba mais

A Memórias Kariri está vinculada às Pró-Reitorias de Cultura (Procult/UFCA) e de Extensão (Proex/UFCA). Sob orientação do professor do curso de Jornalismo da UFCA, Anderson Freire, e do técnico de diagramação, Paulo Anaximandro, a equipe desta edição é composta por 5 repórteres e 7 colaboradores. As edições anteriores da revista (link para uma nova página) estão disponíveis on-line.

Lançamento da sexta edição da revista Memórias Kariri
Quando: dia 12 de julho de 2021, às 19h