Tecnologias Digitais são tema de Encontro Pedagógico na UFCA

Publicado em 14/08/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h25

Foto: Saulo Mota

A palestra “Tecnologias Digitais e as Metodologias de Aprendizagem Ativa” abriu o Primeiro Encontro Pedagógico da Universidade Federal do Cariri (UFCA), na tarde desta terça-feira (13). Ministrada pelo matemático e professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Helber Rangel Formiga, a palestra teve como objetivo demonstrar que é possível o discente participar de forma mais ativa do processo de aprendizado, fazendo uso de vídeos, aplicativos e celulares.

Por meio de jogos e aplicativos, Helber mostrou exemplos de como essas tecnologias podem ser utilizadas para fomentar a interatividade em sala de aula e fazer com que os alunos sejam protagonistas da construção do conhecimento. Segundo ele, no modelo ideal de aprendizagem, deve haver uma troca constante de informações entre professor e estudante, mediada pelos dispositivos.

Segundo Helber, que é Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), unir de forma eficaz as técnicas de ensino tradicionais e as novas tecnologias é um dos grandes desafios para os professores atualmente: “Os nossos alunos cresceram em um munto com internet e nós não podemos ignorar isso”, disse à plateia, formada principalmente por professores da UFCA.

Primeiro Encontro Pedagógico

Organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA), o primeiro Encontro Pedagógico da UFCA tem como objetivo estimular a inovação no Ensino Superior por meio de ações que fomentem o debate acerca dos processos de Ensino e de Aprendizagem.

A programação do Encontro Pedagógico continua nesta quarta-feira (14) ,no Auditório Beata Maria de Araújo, no campus Juazeiro do Norte, das 13h30 às 17h30.

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA)
Núcleo de Apoio Pedagógico
Sala 205, Bloco I – campus Juazeiro do Norte