Sobre a recepção de vacinas da Pfizer

Publicado em 20/05/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h56

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vem, mais uma vez, informar a sociedade caririense sobre a impossibilidade da instituição de recepcionar vacinas da Pfizer para Covid-19.

No ano passado, a Universidade chegou a ser procurada pela Superintendência Regional da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará para avaliação da possibilidade de recepção e acondicionamento de vacinas para Covid-19, mas o recebimento e armazenamento do imunizante pela UFCA é inviável, pelo fato de que a vacina da Pfizer, para manter suas propriedades imunizantes preservadas, necessita ser mantida em freezer específico, com temperatura de – 80° C.

Conforme nota publicada em dezembro de 2020 (link para uma nova página), a UFCA dispõe de um pequeno freezer a – 80° C, já parcialmente ocupado com material biológico de pesquisas da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), cuja remoção para outro local seria inviável. Assim, a UFCA esclarece, novamente, que não recebeu vacinas para Covid-19 e que não há acordos concretos, nesse sentido, com as autoridades estaduais de saúde.

Desde o início da atual crise sanitária, a UFCA vem se colocando na linha de frente do enfrentamento da Covid-19 e assim permanece, sempre à disposição de toda a sociedade.

Juazeiro do Norte, 20 de maio de 2021.