Simpósio em Brejo Santo discute desafios no Ensino de Matemática

Publicado em 26/09/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h29

Foto: Divulgação/IFE/UFCA

Desafios e transformações no ensino da matemática estão entre os temas de destaque no Primeiro Simpósio de Matemática do Instituto de Formação de Educadores (IFE), da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O evento, que começou nesta quarta-feira e segue até sexta-feira (27), em Brejo Santo. A programação completa do simpósio pode ser acessada no Portal da UFCA.

O professor Rodrigo Lacerda, diretor do Instituto de Formação de Educadores (IFE), ressaltou que a iniciativa pretende aproximar a UFCA da comunidade em Brejo Santo, já que a programação é aberta para professores e estudantes da educação básica; fortalecer a estrutura acadêmica da universidade; além de discutir ensino e aprendizagem da matemática. “Como estamos no Instituto de Formação de Educadores, formando futuros professores, discutir a matemática, que é tão temida por algumas pessoas, com melhores formas de ensinar e aprender matemática, novas metodologias, pode contribuir para o ensino e para a formação de professores de uma forma geral”, destacou.

Programação

Na noite de abertura, realizada nesta quarta-feira, o professor Marcus Bessa de Menezes, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), abordou os desafios dos docentes em sala de aula, entre eles a dificuldade das pesquisas em didática de matemática chegarem às escolas e o paradigma atual de educação preso a modelos padrões e repetitivos. “A matemática tem que ter um outro olhar dentro da escola e isso tem que ser dentro do papel desse professor. E, para esse professor mudar, aí vem a formação inicial e a formação continuada”, comentou, ressaltando a importância da constante capacitação dos docentes.

Nesta quinta-feira, 26, o destaque foi a palestra do professor Aldo Trajano Lourêdo, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sobre sequência Fibonacci e suas aplicações. O tema, voltado para estudantes e professores, trouxe discussões sobre o uso nas situações práticas do dia a dia. De acordo com o palestrante, a sequência é utilizada no crescimento das plantas e dos coelhos, no furacão e até mesmo no mercado de bolsa de valores. “Essa sequência tem o poder de dar uma expectativa de quanto mais ou menos o mercado vai subir ou vai cair. (…) É uma sequência muito simples e com poder de aplicação enorme”, destacou o professor.

Encerramento

O simpósio se encerra nesta sexta-feira, 27, às 15h, com a palestra da professora Giselle Costa de Sousa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sobre os desafios na pesquisa e no ensino da matemática. A docente abordará a associação da teoria com a prática, ou seja, o uso das pesquisas em sala de aula. “A ideia é tentar se atualizar em relação às tendências em educação matemática, que direcionam esse processo da prática e apontam caminhos possíveis, tendo em vista tanto as potencialidades quanto as limitações de cada professor em sala de aula”, explicou.

A professora também falará sobre a importância do professor conseguir reunir os saberes da matemática e da pedagogia para uma boa atuação. “É importante que ele tenha a ciência de que precisa conhecer bem matemática, mas só isso não é suficiente para que ele seja um bom professor. É uma condição necessária, mas não é suficiente. Seria necessário ele, além do saber disciplinar, ter o saber pedagógico. E olhar para esses diferentes saberes, a partir do que as pesquisas têm apontado em diferentes contextos, para poder fazer a escolha do que melhor se adequa ao perfil dos seus alunos e da sua sala”, frisou.

Ainda durante a palestra a professora apresentará o campo de pesquisa em educação matemática, informando as principais publicações; onde encontrar material para preparar aulas e cursos de capacitação; como a Sociedade Brasileira de Educação Matemática tem se organizado e os principais periódicos que divulgam pesquisas sobre o tema.

Primeiro Simpósio da Matemática do IFE: Interfaces matemáticas entre Pequisas e Ensino
Quando: 25 a 27 de setembro
Onde: campus Brejo Santo

Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA)