Setembro Amarelo: UFCA realiza II Fórum Itinerante de Saúde Mental

Publicado em 10/09/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h18

Entre os dias 12 e 27 de setembro, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), será realizado o II Fórum Itinerante de Saúde Mental no Ensino Superior. O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Com o tema “acolhimento e intervenção na saúde mental do estudante”, a programação será composta de palestras, cine debates e oficinas sobre técnicas de relaxamento nos campi Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Brejo Santo. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 27 de setembro no site do evento.

Promovido pela Pró-reitora de Assuntos Estudantis (PRAE), o II Fórum Itinerante de Saúde Mental tem como objetivo discutir questões relacionadas à saúde mental do estudante universitário, abordando formas de lidar com os sofrimentos e dificuldades gerados pela demanda da vida acadêmica e contribuindo para desenvolver a consciência para o autocuidado e atitudes saudáveis. Na UFCA os estudantes  também podem contar com atendimento psicológico gratuito, que pode ser solicitado a qualquer momento através dos e-mails psicologiajuazeiro.prae@ufca.edu.br, psicologiabarbalha.prae@ufca.edu.br e psicologiacrato.prae@ufca.edu.br.

De acordo com Ana Virgínia, psicóloga da UFCA, as exigências e desafios que o estudante encontra no próprio curso são muitas vezes naturalizadas, sendo necessário  direcionar uma maior atenção para isto. “Haverá a colaboração de profissionais da área de saúde mental, trazendo informações atualizadas sobre essa questão, a fim de promover a qualidade de vida do estudante e agir de forma preventiva ao suicídio”, afirma.

Confira abaixo a programação completa do evento.

Banner com a programação do evento.