Semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental e Encontro de Saberes Indígenas do Semiárido ocorrem de 3 a 6 de junho, virtualmente. Saiba como participar e colaborar

Publicado em 07/05/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h02

Foto: Davi Moreira Lima/DCOM. Imagem feita em 2019, antes da pandemia da covid-19

Discutir questões sobre sustentabilidade, bem viver no Cariri Oriental e a integração de povos indígenas no contexto da universidade são alguns dos temas que serão abordados na sexta Semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental (Semaco) e no segundo Encontro de Saberes Indígenas do Semiárido (EnSIS), que ocorrem de 3 a 6 de junho, virtualmente, devido à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com Willian Vilela, professor do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (IFE/UFCA) que está à frente da organização do evento, durante a Semaco e o EnSIS, serão discutidas questões regionais e globais sobre educação e meio ambiente, como os efeitos do desmatamento e da desertificação no semiárido nordestino, o protagonismo dos povos indígenas na produção de conhecimento e a integração destes povos, epistemologias e cosmovisões à academia. Durante o período que antecede os eventos uma série de encontros virtuais com lideranças indígenas e pesquisadores já estão ocorrendo para construção de uma programação mais integrada à região e à população do Cariri. Esses encontros podem ser acompanhados nas redes sociais (links no fim da matéria).

Palestras, rodas de conversas e apresentações de trabalhos, sempre de modo remoto (online), com a participação de importantes lideranças e estudantes indígenas, pesquisadores de diversas instituições, vão compor a programação, em busca de uma compreensão da crise civilizatória sem precedentes pela qual a humanidade está passando e vislumbrar outras perspectivas de estar no mundo.

Inscrições

As inscrições para o evento podem ser feitas através do site (link para uma nova página), gratuitamente. No entanto, quem puder e quiser fazer doações para as comunidades indígenas em vulnerabilidade nesse período de pandemia, os dados bancários estão disponíveis no site do evento. As doações serão convertidas em cestas básicas.

Chamadas de trabalhos e avaliadores

As chamadas para trabalhos seguem até o dia 18 de maio (link para uma nova página). Serão aceitos trabalhos em três modalidades: resumo, artigo completo e formato livre, que pode ser poesia, música, lenda, histórias antigas dos povos originários, pintura, etc, com o objetivo de integrar os conhecimentos tradicionais. Os trabalhos serão publicados na segunda edição dos anais do evento.

Também está aberta chamada para avaliadores (link para uma nova página).

Arte indígena

Na página do evento, também estão disponíveis artefatos a serem adquiridos (link para uma nov página). O intuito é divulgar os trabalhos dos povos ancestrais do semiárido nordestino, que constroem suas identidades, suas relações ancestrais com os antepassados e com a natureza através da sua arte, das pinturas corporais e dos diferentes artefatos.

A sexta Semaco e o segundo Ensis são organizados pelo Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (IFE/UFCA), em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), com o apoio do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs/UFCA) e integra o projeto de Extensão “Educação para a Sustentabilidade e a Interculturalidade”. Ambos os eventos ocorrem anualmente no campus Brejo Santo, porém, este ano, será exibido pela internet, para todos os públicos interessados.

VI Semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental
II Encontro de Saberes Indígenas do Seminárido