Segunda edição da UFCA Itinerante Global será realizada em Mauriti

Publicado em 18/11/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h39

Estudantes do município de Jardim participam de UFCA Itinetante em outubro de 2019. Foto: Davi Moreira

Nos dias 22 e 23 de novembro, o município de Mauriti, localizado a cerca de 74 km de Juazeiro do Norte, receberá a segunda edição da UFCA Itinerante Global, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA). A iniciativa visa aproximar os projetos e programas da UFCA à comunidade externa, levando as atividades desenvolvidas aos municípios mais distantes do eixo Crajubar.

As apresentações serão executadas por 83 pessoas, em sua maioria extensionistas, sendo 68 estudantes e 15 servidores (entre técnicos e docentes) da UFCA. Os grupos inscritos levarão projetos dos quatro eixos da universidade, sendo dezesseis de Extensão, quatro de Cultura, um de Pesquisa e três de Ensino, totalizando 24 projetos que terão atividades distribuídas em onze locais da cidade de Mauriti.

Noelia Souza, gerente da Divisão de Fomento da Coordenadoria de Integração e Fomento das Ações da Proex, conta que a expectativa é que toda a população de Mauriti seja atendida pelas 46 atividades que serão executadas. “Algumas atividades têm como público-alvo crianças; em outras o público pensado são os jovens; e também há atividades para adultos e para a terceira idade. Assim, a programação do evento foi pensada para conseguirmos envolver toda a população”, explica.

Em parceria com as gestões municipais da região, que enviam suas demandas para a UFCA, são selecionadas atividades que se adéquem às necessidades locais e que contribuam estrategicamente para o desenvolvimento socioeconômico e para a dinâmica cultural da comunidade. “Acreditamos que a população de Mauriti terá uma oportunidade ímpar recebendo essas ações, ganhando muito em termos de conhecimento” afirma Noelia.

Com o projeto Itinerante, a UFCA também se beneficia com o conhecimento que adquirem nesses municípios através dessa atividade, além de tornar possível que a população do Cariri perceba a importância da UFCA para a região, valorizando o que é produzido na universidade pública. Além disso, a universidade pode conhecer os interesses da comunidade e reconhecer as potencialidades da região caririense.

O que é a UFCA Itinerante?

O programa de extensão UFCA Itinerante foi criado em 2018 como uma estratégia de interiorização e integração das ações de extensão da UFCA, abrangendo os 29 municípios da região do planejamento do Cariri cearense. Há duas modalidades: UFCA Itinerante de pequeno porte e a UFCA Itinerante de grande porte (Global). A UFCA Itinerante de pequeno porte percorre aproximadamente 10 municípios anualmente, abrangendo atividades que se realizam em um dia. Já A UFCA Itinerante Global ocorre ao fim de cada ano e envolve um número maior de atividades, distribuídas em diferentes espaços do município, durante dois dias. As atividades levadas são propostas pelas Pró-Reitorias de Cultura (Procult/UFCA), Extensão (Proex/UFCA), Pesquisa (PRPI/UFCA) e Graduação (Prograd/UFCA). A primeira versão da UFCA Itinerante, de grande porte, aconteceu em Salitre – CE, nos dias 1 e 2 de dezembro de 2018.

Auxílios

A UFCA disponibilizará de um ônibus para trajeto de ida e volta, saindo do campus Juazeiro do Norte, às 7h do dia 22 de novembro (podendo passar nos demais campi localizados nas cidades que estejam ao longo do trajeto para Mauriti) e retornando às 17h do dia 23 de novembro, também para o campus Juazeiro do Norte.

Cada estudante participante receberá uma ajuda de custo, no valor de R$ 195,00 de acordo com a Portaria n° 328, de 3 de setembro de 2019. O auxílio deve ser usado para custear hospedagem, alimentação e outras despesas no local. Os servidores que forem para Mauriti também receberão ajuda de custo.

A Pró-Reitoria de Extensão indicará locais de hospedagem e alimentação por meio de orientações que serão encaminhadas aos participantes ao longo dos preparativos do evento.

Coordenadoria de Integração e Fomento das Ações (Proex/UFCA)
cifa.proex@ufca.edu.br
(88) 3221-9287
Av. Tenente Raimundo Rocha Nº 1639, Bairro Cidade Universitária. Juazeiro do Norte – Ceará, CEP 63048-080