Saiba como usar máscaras de proteção facial, obrigatórias desde 5 de maio no CE

Publicado em 11/05/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h02

Com os números de casos de Covid-19 aumentando a cada dia e se espalhando cada vez mais pelos municípios cearenses, o Governo do Estado do Ceará publicou um decreto no último dia 5 de maio de 2020 – Decreto nº 33.575 (link para uma nova página) – estabelecendo o uso obrigatório de máscaras de proteção facial, industriais ou caseiras, por todas as pessoas que precisarem sair de suas residências. Sem o uso das máscaras, as pessoas devem ser impedidas de entrar em estabelecimentos e espaços públicos, bem como em transporte público, individual ou coletivo.

Além de estabelecer o uso obrigatório de máscaras em todo o território do estado do Ceará, foi prorrogada, até o dia 20 de maio de 2020, a suspensão de estabelecimentos comerciais não essenciais, tais como igrejas, academias, clubes, restaurantes, shopping centers, feiras e exposições, dentre outros, listados no Decreto nº 33.519, de 19 de março de 2020 (link para uma nova página), e por mais 30 dias a suspensão das aulas presenciais no ensino público ou privado em todo o estado. O decreto também estabeleceu isolamento social rígido na capital do estado, Fortaleza.

O texto do decreto justifica as medidas tomadas a partir de 5 de maio como fundamentais para conter os contágios e as internações no sistema de saúde. De acordo com o decreto, “por maiores que sejam os investimentos que se vêm fazendo para estruturar com insumos e equipamentos a rede pública de saúde estadual em função do combate à pandemia, eles não conseguem acompanhar a crescimento acelerado da demanda por leitos nos hospitais em decorrência das complicações de saúde provocadas pela pandemia, cenário esse que impõe a necessidade de manutenção das medidas de isolamento social já estabelecidas em âmbito estadual, sobretudo levando em consideração o atual e delicado momento de enfrentamento da COVID-19”.

Sobre o uso de máscaras de proteção facial

De acordo com estudos realizados em todo o mundo, o uso de máscaras de proteção facial para todas as pessoas que saírem de suas residências diminui as chances de contágio pelo Coronavírus (Covid-19). Como o vírus é transmitido através de gotículas imperceptíveis expelidas pela boca e pelo nariz, as máscaras, ao reterem as partículas, diminui a infecção de objetos e ambientes, diminuindo as possibilidades de contágio da doença em grande escala. No entanto, a médica infectologista, Janiely Domingos, vê com cautela o uso obrigatório de máscaras sem os devidos cuidados e a ilusão de falsa segurança que isso gera.

Segundo Janiely, de fato, estudos em todo o mundo comprovam que o uso de máscaras é capaz de diminuir o contágio, porém, muitas pessoas não sabem fazer o uso adequado do objeto de proteção. Ela conta que observou pessoas em Juazeiro do Norte tocando muitas vezes na máscara e retirando-a para falar. Essa forma de manuseio pode até aumentar as chances de contágio porque contamina os produtos e as superfícies através das mãos. De acordo com a infectologista, o ideal é o afastamento social: é preciso manter pelo menos um mínimo de um metro de distância das pessoas. Outras medidas também são necessárias, como, por exemplo, sair apenas uma pessoa de casa quando precisar fazer compras no supermercado. Janiely observa que famílias inteiras estão indo ao supermercado e isso não ajuda no afastamento social.

Janiely Domingos afirma ainda que não basta educar pela televisão, porque muitas pessoas continuam sem entender ou sem incorporar o novo comportamento. “O que eu reforçaria realmente para essas pessoas era ficar em casa”, afirmou. Mas ela enfatiza que caso precise sair de casa, é preciso usar, sim, a máscara, mas de forma adequada: não tocando na parte da frente da máscara e higienizando as mãos sempre que precisar ajustá-la. As máscaras de tecido precisam ser trocadas a cada duas horas ou sempre que estiverem úmidas. O uso inadequado da máscara aumenta a exposição ao vírus.

Para saber como utilizar de forma correta a máscara de proteção facial e como higienizá-la após o uso, veja o vídeo da estudante de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Larissa Lima:

Acompanhe outras orientações e como a UFCA tem contribuído para o combate do Coronavírus nas redes sociais e no site da UFCA

@ufcaoficial