Residência Pedagógica na UFCA seleciona docentes preceptores, de escolas em Juazeiro do Norte, na área de Filosofia

Publicado em 08/05/2023. Atualizado em 08/05/2023 às 15h07

Estudantes de escola pública participam de ação promovida pela Residência Pedagógica do curso de Filosofia da UFCA (antes da pandemia da covid-19). Foto: Emanoella Callou-Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) lançou edital, neste mês de maio de 2023, para seleção de docentes que atuem em escola regular de Ensino Médio na cidade de Juazeiro do Norte, para atuarem como preceptores no Núcleo de Filosofia do Programa Residência Pedagógica (PRP).

Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por estudantes de licenciatura, regularmente matriculados, desenvolvida em uma escola pública de educação básica, denominada escola-campo. Esses estudantes são acompanhados, em suas atividades, por professores da escola-campo: os preceptores.

O edital oferta uma vaga, remunerada com bolsa mensal de R$ 1.100,00. A bolsa, com duração máxima de 11 meses, será paga diretamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ao/à selecionado/a.

Entre os requisitos para a vaga, estão: ser professor/a em efetivo exercício na escola-campo, ter disponibilidade de tempo para as atividades relacionadas à sua função no PRP e possuir experiência mínima de dois anos no magistério da educação básica.

As inscrições estão abertas até o próximo dia 12 de maio de 2023, pela plataforma Forms/UFCA.

O PRP exige também que os candidatos/as mantenham currículo atualizado na Plataforma Freire, para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas.

A plataforma é um sistema da Capes que reúne informações sobre a execução dos projetos apoiados pela instituição (como é o caso do PRP). Pela plataforma, é possível gerir essas ações envolvendo seus diferentes atores, como secretarias de educação e coordenadores das instituições de ensino superior.

O resultado pós-recurso da seleção de preceptores do PRP na UFCA está previsto para ser publicado no dia 22 de maio de 2023. Já a entrega da documentação dos aprovados deverá ser feita no dia 23 de maio.

Programa Residência Pedagógica
prp@ufca.edu.br