(Re)produção de imagens relacionadas a conexões/relações humanas na contemporaneidade marcam edição 2021 do Foto Síntese. Evento de fotografia da UFCA começa no próximo dia 5 de outubro

Publicado em 30/09/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h12

Público aprecia exposição da edição 2019 do Foto Síntese, no CCBNB Cariri. Foto: Dcom/UFCA

As relações sociais contemporâneas, pautadas pelo individualismo e pelo consumo, estão em constante transformação. Isto é o que a metáfora da “sociedade líquida”, proposta pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925 – 2017) tentou retratar. Em tempos de distanciamento social, praticado para conter a covid-19, as novas tecnologias da informação nos mantiveram em contato, mesmo que não fisicamente. Isso acabou dando novo ritmo à frequência dessa transformação constante refletida por Bauman, alterando significativamente a nossa noção de tempo e de espaço. 

Com o objetivo de provocar reflexões sobre a (re)produção de imagens pautadas nas conexões e nas relações interpessoais dos tempos em que vivemos, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai realizar, entre os dias 5 e 8 de outubro de 2021, o sétimo Foto Síntese. O Foto Síntese é um evento anual de imagem e fotografia que, este ano, traz como tema “Ima(r)gens: Tempo-Memória”, abrindo debates sobre a imagem e suas possibilidades de interlocução, seja com a cidade, a literatura, as narrativas e/ou com o esquecimento. O evento será totalmente gratuito, com programação híbrida (envolvendo atividades remotas e presenciais – estas realizadas sob devidos protocolos de biossegurança).

Programação remota

A programação on-line – composta por mesas redondas, oficina e apresentação artística –, será transmitida por meio do canal no Youtube da Pró-Reitoria de Cultura da UFCA (Procult/UFCA – link para uma nova página), a partir das 18h do dia 5 de outubro de 2021. 

Os participantes da programação on-line terão direito à certificação de suas atividades, com carga horária de até 16h. Para isso, é necessário realizar inscrição prévia, que deve ser feita por meio de formulário eletrônico (link para uma nova página). O formulário de inscrição está disponível, ainda, no site do evento (link para uma nova página), onde é possível acessar a programação completa.

Exposição IMA(R)GENS

No sistema presencial, o evento vai realizar, a partir do dia 15 de outubro, às 17h, a abertura da Exposição Fotográfica IMA(R)GENS. As fotografias da exposição foram selecionadas em um concurso promovido pela UFCA, em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). A exposição ficará aberta para visitação, na Galeria 5º B CCBNB,  até o dia 15 de dezembro. A visita à exposição IMA(R)GENS será gerenciada pelo CCBNB, que adotará os devidos protocolos de biossegurança do local.

Serviço

Sétimo Foto Síntese
Quando: Dia 5 a 8 de outubro
Onde: Canal do YouTube (link para uma nova página) da Procult/UFCA 

Outras informações:
E-mail: fotosintese@ufca.edu.br
Perfil do Foto Síntese no Instagram (link para uma nova página)
Página do Foto Síntese no Facebook (link para uma nova página)