Reitor da UFCA participa de encontro entre Novíssimas e Super Novas Universidades Federais nesta quinta-feira, 7 de dezembro

Publicado em 06/12/2023. Atualizado em 06/12/2023 às 11h43

Silvério de Paiva durante discurso em cerimônia de posse de novos reitores, no MEC, em Brasília. Foto: Divulgação/Andifes

O reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Silvério Freitas, vai participar nesta quinta-feira, 7 de dezembro de 2023, de encontro entre as chamadas “novíssimas” e “super novas” universidades federais brasileiras. O encontro será na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), na cidade de Parnaíba-PI. Além do reitor, a UFCA estará representada pelo pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFCA, Juscelino Silva.

A ideia do encontro é trocar experiências e compartilhar perspectivas entre todas as instituições participantes.

Criadas em 5 de junho de 2013, a UFCA e as universidades do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Sul da Bahia (UFSB) e do Oeste da Bahia (Ufob) são chamadas “novíssimas”, considerando o conjunto de todas as instituições federais de Ensino Superior – algumas, já centenárias.

Outras instituições foram criadas cinco anos mais tarde, em 2018. São elas as “super novas”: a anfitriã do evento, UFDPar, e as Universidades Federais de Jataí (UFJ), a de Catalão (UFCAT), de Rondonópolis (UFR), do Norte do Tocantins (UFNT) e do Agreste de Pernambuco (Ufape). As supernovas têm sede, respectivamente, nas cidades de Parnaíba-PI, Jataí-GO, Catalão-GO, Rondonópolis-MT, Araguaína-TO e Garanhuns-PE.

O reitor da UFCA vai abordar os 10 anos da Universidade de forma geral. Após 10 anos de desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC), a UFCA oferece hoje 28 cursos de graduação (sendo cinco delas na modalidade Educação a Distância) e 23 cursos de pós-graduação, em cinco campi: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó.

Viabilizada por quase mil trabalhadores (entre servidores docentes, servidores técnico-administrativos e colaboradores terceirizados), a UFCA tem hoje cerca de 4 mil estudantes de graduação matriculados.

Para celebrar os 10 anos da UFCA, foi realizada, em junho deste ano, uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, com a participação dos reitores das quatro novíssimas universidades. Além disso, a Universidade promoveu uma série de podcasts contando a história da UFCA na última década. O material segue disponível no canal oficial da UFCA no YouTube: UFCA TV.

Gabinete da Reitoria
atendimento.gabinete@ufca.edu.br