Em cerimônia de aniversário, em Brasília, quatro “novíssimas” universidades federais anunciam título de Doutora Honoris Causa para Dilma Rousseff

Publicado em 28/06/2023. Atualizado em 28/06/2023 às 11h20

Representantes das quatro "novíssimas" universidades federais durante cerimônia de aniversário das instituições, na Câmara dos Deputados.

O reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Silvério de Paiva Freitas Jr, esteve presente na manhã da última segunda-feira, 26 de junho de 2023, na Câmara dos Deputados, em Brasília, para sessão solene em homenagem aos dez anos das quatro universidades federais criadas em 5 de junho de 2013, entre as quais está a UFCA.

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará (Unifesspa) foram as outras três universidades homenageadas na cerimônia. Essas instituições e a UFCA são conhecidas como “novíssimas” universidades federais. 

Pronunciamento do reitor da UFCA na Câmara dos Deputados

Durante seu pronunciamento na solenidade, o reitor da UFCA evidenciou a importância da criação das quatro universidades-irmãs para a história recente da Educação Superior no Brasil e relembrou os desafios externos que impactaram o crescimento das instituições de ensino de modo geral.

“A trajetória das novíssimas, nesta primeira década, foi tudo, menos fácil. Mal passado o nascimento, já estávamos em confronto com vários desafios: os internos (normais em qualquer universidade recém-nascida), mas principalmente os de origem externas que tanto impactaram a Educação Superior Federal”, destacou Silvério de Paiva, relembrando os desafios impostos pelo Teto de Gastos e pelos anos de pandemia da covid-19.

A criação das então novíssimas universidades federais, de acordo com Silvério, foi um passo firme e muito necessário rumo à democratização do acesso ao Ensino Superior público de qualidade e rumo também ao desenvolvimento regional sustentável.

Silvério de Paiva também apontou os números obtidos pela UFCA, que, mesmo em meio às dificuldades, conseguiu avançar. Segundo ele, a UFCA já formou mais de 3.700 estudantes de graduação e pós-graduação; dobrou o número de estudantes matriculados; mais que dobrou os recursos para os cursos de graduação e pós-graduação e, mais recentemente, implantou o Centro de Educação a Distância (Cead/UFCA).  

Doutora Honoris Causa à ex-presidenta Dilma Rousseff

Ao fim de sua fala na Câmara dos Deputados, o reitor da UFCA anunciou a concessão do título de Doutora Honoris Causa à ex-presidenta Dilma Rousseff – concessão esta aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni/UFCA). É a primeira vez que a UFCA concede a honraria.

“A ela, todo o nosso reconhecimento e respeito pelos serviços prestados à causa da Educação no Brasil”, finalizou Silvério. As outras três universidades também concederam o título a Dilma.

Nascidas durante o primeiro mandato da ex-presidenta, as quatro novíssimas universidades federais ampliaram o acesso de jovens e adultos ao Ensino Superior gratuito e de qualidade em regiões estratégicas do Brasil – antes consideradas pouco assistidas por políticas de educação. Uma década depois, UFCA, Ufob, UFSB e Unifesspa possuem mais de 100 cursos de graduação e cerca de dez mil estudantes já foram formados por elas. 

A ex-presidenta gravou um vídeo de agradecimento pelo gesto das quatro novíssimas, disponível abaixo e traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela tradutora-intérprete de Libras-Português, Isabela Sobreira.

Pronunciamentos das demais autoridades

Ao iniciar a sessão, o deputado federal José Guimarães (PT/CE), requerente e presidente da solenidade, ao lado da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), leu a mensagem oficial enviada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), direcionada às universidades homenageadas. 

O presidente da Casa defendeu, em seu pronunciamento, a criação de instituições públicas de ensino superior, tal qual as quatro novíssimas. Lira afirmou ainda que a UFCA, a Ufob, a UFSB e a Unifesspa fortaleceram e ampliaram o acesso de pessoas interioranas do Brasil à Educação Superior.

“Sonhos e conquistas, antes considerados inalcançáveis”

Em seu discurso, José Guimarães (PT/CE) reafirmou o compromisso com as universidades e, em especial, com a UFCA. Durante os trâmites legais para o desmembramento do antigo campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC), na região do Cariri, Guimarães foi relator dos projetos que resultaram na criação da UFCA.

“Comemorar o aniversário de dez anos da UFCA, da UFOB, da UFSB e da Unifesspa é comemorar a realização de sonhos e conquistas, antes considerados inalcançáveis, de mães, pais, filhos e filhas. É comemorar o trabalho de todas as comunidades acadêmicas de cada uma dessas universidades que se dedicaram à construção de uma das mais importantes bases do projeto nacional de desenvolvimento sustentável e inclusão social”, reforçou Guimarães. 

“Nunca perdemos a esperança”

Joana Guimarães da Luz, reitora da UFSB, iniciou sua fala na cerimônia agradecendo a todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da universidade durante essa primeira década. Joana relembrou o início da instituição, em setembro de 2014, em uma sala de 30 metros quadrados, cedida pela associação de prefeitos da região cacaueira do sul da Bahia.

“Ao longo desses dez anos, enfrentamos muitas dificuldades provenientes da falta de investimentos (…), mas nunca perdemos a esperança de que seríamos uma universidade com os pés fincados no território [nordestino] e conjugados com todos aqueles que já estavam aqui e que continuam conosco, a construir a educação nesses territórios onde nos inserimos”, disse.

“Como potencializar essa juventude e avançarmos em um projeto de nação?”

O reitor da Federal do Oeste da Bahia, Jacques Antonio Miranda, destacou dados de baixa escolaridade dentre os jovens nordestinos, nas regiões baianas, bem como os números de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no Nordeste.

“(…) Apesar disso, o Nordeste não quer recuar. A região já possui o segundo maior número de matrículas no Ensino Superior e já ultrapassamos a região Sudeste no número de inscritos no Sisu. Mas como potencializar essa juventude e avançarmos em um projeto de nação? Sem dúvida, as universidades são as instituições mais preparadas para orientar esse processo, esse futuro”, pontuou Jacques.

Ao fim de seu pronunciamento, citando Edgard Santos (1894 –1962), Jacques afirma que a Ufob tem buscado construir uma universidade que dialoga e interage de maneira natural com o território que ocupa. 

“Nós nos reunimos aqui para reconhecer as realizações de nossas universidades”

Francisco Costa, reitor da Unifesspa, enfatizou a colaboração das quatro universidades-irmãs e a maneira como elas reafirmam as diversidades culturais de cada região. 

“Nós nos reunimos aqui para reconhecer as realizações de nossas universidades nestes dez anos de construção de luta pela Educação, Ciência e Tecnologia em nosso país. Esta sessão é um testemunho da importância das nossas instituições e da importância delas para a nação brasileira”, destacou.

O reitor lembrou ainda que o dia 5 de junho, o de criação das instituições, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. O reitor da instituição paraense reconhece o significado simbólico da ocasião para região Amazônica, que é caracterizada por contrastes ambientais, como desmatamentos, incêndios florestais e mineração ilegal. Segundo Francisco, a Unifesspa trabalha para que essas concepções sejam modificadas.

Saiba mais sobre as “universidades-irmãs”

As instituições “quadrigêmeas” homenageadas em Brasília produziram um vídeo colaborativo em alusão ao aniversário de 10 anos de cada uma delas. O vídeo, exibido na cerimônia, em Brasília, está disponível abaixo, traduzido para Libras pelo tradutor-intérprete de Libras-Português, Francisco Andrade

Serviço

Gabinete da Reitoria
atendimento.gabinete@ufca.edu.br