Quatro cursos da UFCA participantes do Enade em 2019 ficam com bons desempenhos no Conceito Preliminar de Curso (CPC)

Publicado em 09/12/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h34

Foto: Luyan Costa - Dcom/UFCA

Os quatro cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 tiveram desempenhos satisfatórios no Conceito Preliminar de Curso (CPC), que conceituam de 1 a 5 os cursos avaliados. Os cursos que obtiverem CPC maior ou igual a 3 são considerados satisfatórios e o indicador 5 é o conceito máximo de excelência. Os cursos de Medicina, Agronomia e Engenharia Civil da UFCA ficaram com o conceito 4 no indicador e o curso de Engenharia de Materiais, com o conceito 3.

O CPC agrega quatro dimensões da qualidade da educação: o desempenho dos estudantes através do Enade (link para uma nova página); o valor agregado pelo processo formativo, de acordo com o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); informações referentes à titulação e ao regime de trabalho dos docentes, coletadas pelo Censo da Educação Superior; e a percepção dos alunos sobre aspectos como infraestrutura e recursos didático-pedagógicos oferecidos ao longo do curso.

De acordo com a Procuradora Educacional Institucional da UFCA, professora Caroline Gonçalves, este foi um bom resultado para os cursos da UFCA, cujos valores comprovam a qualidade dos cursos de graduação da Universidade.

Dos 8.188 cursos de graduação avaliados em 2019 por meio do Enade, 2,6%, ou seja, 212 cursos ficaram com o conceito 5, de excelência máxima; 39,8% (3.255) com o conceito 4; 49,3% (4.034) com o conceito 3. Os cursos com CPC 2019 estão vinculados a 1.215 instituições de educação superior.

Pró-Reitoria de Graduação
prograd@ufca.edu.br