Quarto Simpósio de Gestão de Cidades tem inscrições abertas para submissão de trabalhos até dia 8 de setembro

Publicado em 10/08/2023. Atualizado em 10/08/2023 às 15h21

Vista aérea de Juazeiro do Norte, a principal cidade da Região Metropolitana do Cariri. Foto: Antônio Rodrigues

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) realizará entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro de 2023 a quarta edição do Simpósio de Gestão de Cidades. A submissão de trabalhos para apresentação ocorre até o dia 8 de setembro, já as inscrições para participação seguem até o dia final do evento. O Simpósio será realizado de forma híbrida, no campus Juazeiro do Norte.

O tema da quarta edição do Simpósio será “Cidades na Encruzilhada: Construindo saídas para a crise urbana”. Qualquer pessoa que deseje submeter um trabalho científico ou tecnológico pode realizá-lo a partir deste formulário. Não existem restrições quanto à vinculação do/a pesquisador/a que deseja enviar trabalho para apresentação.

Segundo o edital, entende-se como trabalho científico “aquele decorrente de estudos e pesquisas que apresente resultados, totais ou parciais, de investigações, evidenciando escolhas teóricas e metodológicas e contribuindo para o avanço do conhecimento.”

Também segundo o edital, o trabalho tecnológico é categorizado como metodologias e tecnologias de ensino-aprendizagem e de gestão, publicações de natureza tecnológica, produções audiovisuais, softwares, aplicativos para smartphones, websites, redes sociais, blogs e outros meios de comunicação digital, projetos de intervenção, propostas de projetos de lei e de desenho de políticas públicas voltadas à cidade, jogos didáticos e avaliativos, produção artística, e outros formatos tecnológicos.

Existem sete eixos temáticos definidos pelo comitê científico do Simpósio para categorizar os trabalhos submetidos, sendo eles: Planejamento Urbano, Gestão Democrática e Políticas Públicas; Governança Metropolitana e Desenvolvimento Territorial; Conflitos Urbanos, Ação Pública e Insurgências; Gestão Pública, Cidades Inteligentes, Inovação e Desenvolvimento Econômico; Contabilidade Governamental e Transparência no Setor Público; Perspectivas Críticas do Desenvolvimento em Cidades; Cultura, Patrimônio e Memória.

Os trabalhos enviados deverão ser submetidos no formato de resumo e, uma vez aprovados, devem ser enviados no formato completo. É proibida a identificação dos/as autores/as, que devem enviar seus trabalhos utilizando o template disponibilizado pela comissão do Simpósio de Gestão de Cidades.

Embora sua programação ainda não tenha sido divulgada, é possível realizar a inscrição para participar do evento, sendo público interno ou externo da UFCA. As inscrições serão aceitas até o dia 1º de dezembro de 2023 e podem ser feitas através deste link.

Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios
Instagram: @cidades.ufca