PRPI/UFCA assessora laboratórios para cadastro na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa. Objetivo é aumentar interação entre pesquisadores no Brasil

Publicado em 09/07/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h04

Estudantes da UFCA desenvolvendo pesquisa em laboratório do curso de Engenharia de Materiais. Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal do Cariri (PRPI/UFCA) está assessorando laboratórios da Universidade para cadastramento na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (Pnipe) – lançada em 2020, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A plataforma tem como objetivo principal cadastrar os laboratórios e plataformas de pesquisas das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) do Brasil. Além disso, ela é destinada a docentes, pesquisadores e também a qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer os equipamentos utilizados nas pesquisas nacionais e também a infraestrutura desses laboratórios.

Atualmente,a UFCA tem cerca de 40 laboratórios, distribuídos entre os 23 cursos de graduação oferecidos pela Universidade. Todos os que possuírem equipamentos, independentemente da área ou da finalidade, podem se cadastrar na plataforma.

O cadastro na plataforma (link para uma nova página) solicita o CPF e o e-mail do cadastrante. A Coordenadoria de Inovação da PRPI/UFCA está assessorando e incentivando os laboratórios da instituição a realizarem esse cadastro. Isso porque, além de ficarem cadastrados em uma plataforma governamental, os laboratórios também podem entrar em contato – pela própria plataforma – com outros centros de pesquisas cadastrados no Pnipe/MCTI, aumentando a interação entre pesquisadores no Brasil.

Segundo o titular da Coordenadora de Inovação da PRPI/UFCA, Elias Pereira, oito laboratórios da UFCA já estão cadastrados na plataforma Pnipe/MCTI: “A plataforma é aberta; então, não só as universidades, mas também empresas e outros pesquisadores podem acessar a base, caso estejam necessitando utilizar algum equipamento ou serviço [estudado ou utilizado pelos laboratórios cadastrados]. Portanto, a plataforma servirá como elo para alavancar possíveis parcerias entre universidades, empresas e/ou pesquisadores”, disse.

O que é infraestrutura de pesquisa?

As infraestruturas de pesquisa podem ser instalações físicas ou virtuais que façam parte de redes regionais, nacionais ou internacionais e que forneçam à comunidade científica seus equipamentos, insumos e serviços, tanto para criação e realização de atividades de pesquisa e de desenvolvimento experimental (P&D) e suas inovações.

Alguns exemplos dessas infraestruturas são: grandes instalações de pesquisa, laboratórios, plantas-piloto, biotérios, salas limpas, redes de informática de alto desempenho, bases de dados, coleções, observatórios, telescópios, pesquisa, reservas e estações experimentais, entre outras.

A participação dos laboratórios no MCTI possibilita o uso compartilhado dos equipamentos e das instalações laboratoriais das instituições públicas e privadas que estão cadastradas no Pnipe/MCTI. Para solicitar o acesso aos equipamentos, basta entrar na plataforma, consultar os laboratórios e equipamentos disponíveis e solicitar acesso.

*Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Coordenadoria de Inovação