Projetos de Cultura de iniciativa da comunidade produzem podcasts sobre diversos temas

Publicado em 14/10/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h29

Anualmente, a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA) abre edital para receber propostas de iniciativas da comunidade acadêmica. Este ano, seguindo a tendência contemporânea de produção independente de conteúdo informativo, três podcasts estão sendo produzidos por estudantes da UFCA, com o apoio da Pró-Reitoria.

Podcasts são materiais informativos em formato de áudio, disponibilizados na internet, através de serviços de streaming, que é a transmissão online de conteúdo. É semelhante a um programa de rádio, mas o ouvinte pode ouvi-lo sempre que acessar o serviço de streaming, sem precisar acompanhar ao vivo, uma vez que são gravados. De acordo com o relatório State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest, empresa americana referência em dados para a indústria de podcasts, o Brasil é o terceiro maior em produção de podcasts, ficando atrás apenas do Reino Unido e do Canadá.

Podcasts vinculados aos projetos de Cultura

“Um Dedo de Prosa”, “Cunversa!?” e o “Grifo – UFCA” são os três podcasts que foram propostos e são produzidos pelos estudantes da UFCA. Cada um explora os mais diversos assuntos voltados para a região do Cariri, tais como Cultura, Saúde, Gênero, Economia, Arte e Educação.

O podcast “Um Dedo de Prosa” foi proposto pela estudante Bruna de Souza Santos, do quinto semestre do curso de Jornalismo, com auxílio de mais quatro estudantes do curso. O podcast tem como objetivo divulgar e se aprofundar na participação das mulheres na construção da cultura do Cariri – culinária, artes, aspectos geográficos – e também proporcionar momentos de debates, intervenções e atividades acerca do tema. Os episódios são postados quinzenalmente, com duração média de 40 a 60 minutos, e são postados em diversas plataformas de streaming como Spotify (link para uma nova página), Anchor (link para uma nova página) e RadioPublic (link para uma nova página).

Segundo Bruna, a ideia do podcast surgiu a partir de uma conversa entre amigas, quando decidiram fazer um trabalho voltado para o rádio e suas múltiplas funções. Ela ressalta que o papel do podcast está sendo efetivado e que já recebeu comentários positivos: “Um grêmio estudantil de Barbalha nos contatou dizendo que o segundo episódio sobre assédio foi passado para as alunas da escola e que ajudou muito a entenderem quais são as situações e o que fazer”, contou. “Um Dedo de Prosa” já conta com oito episódios, sendo o mais recente do dia 3 de outubro, com o tema “Literatura Cearense: a história das pioneiras”. É possível ter acesso aos episódios a qualquer tempo.

Já o “Cunversa!?” é voltado para registrar, produzir e compartilhar saberes e memórias da região do Cariri cearense. Além disso, estão sendo realizadas entrevistas com personalidades icônicas da cultura caririense, como Max Petterson, Espedito Seleiro e Alemberg Quindins. O projeto foi proposto pelo estudante Italo Constâncio, do quarto semestre do curso de Medicina. Os episódios são produzidos quinzenalmente, com duração média de 50 min, e compartilhados no Spotify (link para uma nova página) e Google Podcasts (link para uma nova página).

Italo conta que o podcast surgiu como ideia da coordenadora do projeto, a professora Sally Lacerda, do projeto Cordel, Café, Ciência e Saúde, que passou a se reorganizar em formato de podcast. Ele conta ainda que o podcast está registrando as realidades caririenses, as diversas perspectivas da região, da sertaneja tradicional às questões de mídias digitais modernas. O “Cunversa!?” tem, até o momento, seis episódios.

O “Grifo – UFCA” é um podcast de caráter jornalístico e o seu objetivo é levar ao público acadêmico e à comunidade externa informações sobre Cultura, Sociedade, Arte, Educação e também as ações da UFCA. O projeto foi proposto pela estudante Beatriz Oliveira, do sétimo semestre do curso de Jornalismo, sob a coordenação professor José Anderson Sandes. Atualmente o projeto tem oito episódios, postados quinzenalmente, com duração média de 30 a 50 minutos, disponíveis em plataformas Spotify (link para uma nova página) e Anchor (link para uma nova página), além dessas também está disponibilizado na Pocket Casts (link para uma nova página) e Google Podcast (link para uma nova página).

Beatriz ressalta a importância da Procult na promoção de ações e engajamentos culturais na nossa região e que, ao apoiar projetos dos estudantes da instituição, permite que eles façam a sua parte em contribuir com a Cultura. Ela enfatiza ainda a importância de levar informações à comunidade interna e externa: “Sem o apoio da Procult esses projetos não alcançariam o principal objetivo, que é levar informações, cultura e educação para a ampla comunidade”, disse.

Um Dedo de prosa

Instagram: @_umdedodeprosa