Projeto de planetário itinerante, da UFCA, é selecionado em chamada do CNPq/MCTI

Publicado em 30/11/2022. Atualizado em 30/11/2022 às 11h23

Professores Gilson de Oliveira (à esquerda) e Tharcísyo Duarte, no campus Brejo Santo da UFCA. Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

Um projeto de divulgação e popularização da Ciência no Cariri cearense, por meio de um planetário astronômico móvel, foi recentemente aprovado em chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O projeto Planetarium Kariri, coordenado pelos professores Tharcísyo Duarte e Gilson de Oliveira, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), foi submetido à Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 36/2022, que vai apoiar, com cerca de R$ 8,5 milhões, diversas iniciativas, em todo país, para divulgação e popularização da Ciência, especificamente nas áreas de Exploração Espacial, Astronomia e Astronáutica. A ideia da iniciativa caririense é levar um planetário móvel a diversos municípios da região, de forma itinerante, para ações lúdicas e interativas relacionadas à Astronomia, a serem realizadas em escolas públicas, praças, parques ou eventos.

Havia duas linhas possíveis para submissão de propostas à Chamada Pública: a linha 1, para propostas de abrangência regional, e a linha 2, para as de abrangência nacional. A linha 1, na qual o Planetarium Kariri foi submetido, tinha orçamento total de R$ 3,5 mi. Desse montante, o projeto dos professores Tharcísyo e Gilson, o único do Ceará entre os 14 projetos contemplados, vai receber R$ 300 mil. Ao todo, 58 projetos foram submetidos à linha 1.

De acordo com os docentes Tharcísyo e Gilson, do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), no campus Brejo Santo, esses recursos vão ser aplicados no pagamento de cincos bolsas vinculadas ao projeto, pelo período de 24 meses, e na compra de um Planetário Móvel e de outros equipamentos: “O Planetarium Kariri tem como ser referência na difusão e na popularização do conhecimento e da cultura científica em Astronomia, Física e Astronáutica, nas cidades da região do Cariri cearense, por meio de ações itinerantes lúdicas, interativas e tecnológicas”, disse professor Tharcísyo Duarte.

O projeto, apesar de começar apenas agora, com o resultado da chamada pública 36/2022, assemelha-se a uma iniciativa já experimentada em meio a edições da ação UFCA Itinerante, encabeçada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA). O projeto de Extensão “Observando o céu do Cariri: divulgação científica através da Astronomia”, coordenado também pelo professor Tharcísyo Duarte, ao participar da UFCA Itinerante, levava um telescópio a cidades do Cariri distantes do Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), para que a população local pudesse observar corpos celestes: “essas ações nas cidades sempre chamaram muito a atenção das pessoas e criaram grande movimentação e curiosidade. Isso [promover eventos itinerantes] é fundamental para a popularização da Ciência”, recorda Tharcísyo.

Oportunidades e desafios

Ainda de acordo com o docente, projetos relacionados à Ciência/Astronomia possibilitam oportunidades e desafios. Do ponto de vista das oportunidades a serem exploradas pelo Planetarium Kariri, entre outras, o professor cita a aproximação entre os membros do projeto e a comunidade dos municípios visitados, para compartilhamento de dúvidas e curiosidades e para o fomento de buscas sobre conteúdos relacionados à Astronomia.

Já entre os desafios, o professor cita o fator logístico das ações e a falta de conhecimento sobre as temáticas abordadas (Ciência e Astronomia) por parte da população caririense em geral: “Contudo, com esse projeto itinerante, esperamos nos tornar referência em toda a região do Cariri Cearense na questão de minimizar tais lacunas educacionais e ampliar, principalmente, a alfabetização científica, bem como a difusão e popularização do conhecimento nas áreas de Astronomia, Física e Astronáutica”, finaliza.

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
prpi@ufca.edu.br