Projeto de Pesquisa sobre nicho de lagartos no semiárido, proposto por professor da UFCA, é contemplado em edital Funcap/CNPq de apoio à fixação de jovens doutores no Brasil

Publicado em 19/12/2022. Atualizado em 19/12/2022 às 10h40

Indivíduo adulto de Tupinambis teguixin. Foto: Daniel Passos - Nurof/UFC

Um projeto de pesquisa proposto por um docente da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi recentemente contemplado no resultado final de um edital da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), de apoio à fixação de jovens doutores no Brasil. Com a conquista, Samuel Cardozo Ribeiro, docente da área de Ciências Biológicas no Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), será supervisor de José Guilherme Gonçalves de Sousa na execução do projeto de pesquisa “Origem e variação do nicho ecológico de lagartos ao longo de diferentes gradientes de aridez do semiárido brasileiro”. José Guilherme concluiu doutorado em Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2020.

Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o edital Nº 03/2022 apoia o desenvolvimento de projetos de pesquisa que possam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a inovação do país. Esse apoio se dá por meio de bolsas a pesquisadores e de apoio financeiro à pesquisa em si (para a compra de insumos, possíveis passagens e outros custos envolvidos). A ideia é criar condições favoráveis para que jovens doutores possam prosseguir com suas atividades de pesquisa junto a grupos e redes de reconhecida excelência no estado do Ceará. O resultado final foi divulgado no fim de novembro passado.

Guilherme Gonçalves será o responsável direto pela pesquisa na UFCA, a ser desenvolvida no campus Brejo Santo. Para isso, o pesquisador vai receber uma bolsa de pós-doutorado júnior (PDJ), no valor de R$ 4.100,00, por 24 meses, diretamente do CNPq. Além da bolsa, o projeto em si receberá R$ 50 mil, em até duas parcelas (pagas ao supervisor), para aquisição de materiais e de serviços necessários à realização da pesquisa.

“Garantir que jovens e brilhantes cientistas permaneçam no Ceará, realizando pesquisas de ponta, em universidades públicas, no interior do estado, é a garantia do fortalecimento das Instituições de Ensino Superior, dos grupos de pesquisa, e da contínua formação de novos cientistas no estado e no país, além de contribuírem para o desenvolvimento social”, disse professor Samuel Cardozo, também docente de pós-graduação na Universidade Regional do Cariri (Urca), onde conquistou o título de bacharel em Ciências Biológicas. Seu supervisionado, Guilherme, também é bacharel pela Urca, na mesma área: “Eu conheço e acompanho Guilherme desde que ele estava na graduação. Temos trabalhos publicados juntos e linhas de pesquisas afins. Ele é o principal responsável pelo projeto, eu sou apenas a ponte para que ele tenha êxito”, completou Samuel.

Sobre o projeto submetido ao edital Nº 03/2022 Funcap/CNPq , professor Samuel explica que os efeitos das mudanças globais sobre a distribuição dos organismos têm aumentado a necessidade de estudar o nicho das espécies, ou seja, seu modo de viver em determinado ecossistema: “Ambientes áridos e semiáridos são extremamente vulneráveis à antropização [Ação do ser humano sobre o meio ambiente]. Tendo em conta que lagartos são ótimos modelos em estudos de aplicação da Teoria do Nicho, iremos incorporar duas escalas espaciais em nossos modelos para testar hipóteses de nicho relacionadas a lagartos da Caatinga”, explica o docente. Ainda conforme Samuel, conhecer a diversidade local e a organização/estabilidade das comunidades biológicas é importante na busca pela conservação da biodiversidade.

Projeto da UFCA recomendado fora da faixa de financiamento

O Edital Nº 03/2022 Funcap/CNPq previa o apoio imediato a 30 projetos de pesquisa selecionados. O do professor Samuel foi o único da UFCA entre eles.

Outros sete projetos alcançaram boa avaliação no edital, porém fora da faixa de financiamento. Um deles, o quinto classificável, é o “Uso de fibras vegetais como adsorvente para fósforo e nitrogênio em efluentes e sua aplicação como bioadubo em solos agrícolas no semiárido cearense”, proposto pelo professor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Francisco José de Paula Filho. Segundo o docente, o projeto visa à utilização de resíduos de materiais agrícolas, como fibras vegetais, na função de adsorventes de contaminantes químicos (metais pesados, por exemplo). A ideia é que esses biomateriais possam ser usados para adsorver nitrogênio e fósforo em efluentes domésticos (esgotos) e, a partir dessa “adsorção” (processo similar à absorção, mas sem que os materiais envolvidos se misturem), o resíduo gerado, ao ser tratado, possa ser utilizado como bioadubo em culturas locais: “Então esse é um avanço interessante por causa da problemática da importação de fertilizantes químicos, da qual o Brasil é atualmente dependente. É uma forma de viabilizar um material de baixo custo, que antes seria descartado, que possa ser usado pela Agricultura”, explica o professor José de Paula, também vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder/UFCA).

O docente submeteu o projeto ao edital, indicando a química Patrícia Gonçalves Pinheiro para desenvolver o projeto como PDJ. Patrícia concluiu doutorado Química Biológica na Urca, em 2021: “Ela tem vasta experiência na bioprospecção de materiais, portanto se encaixa no escopo do projeto”, disse professor José de Paula.

A depender da disponibilidade orçamentária das agências de fomento proponentes, o projeto pode vir a ser desenvolvido, futuramente.

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
prpi@ufca.edu.br