Projeto de extensão da UFCA vence prêmio nacional de Educação Fiscal

Publicado em 05/12/2023. Atualizado em 05/12/2023 às 10h11

Foto: Luís Nova - Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

O projeto “Compreendendo a Educação Fiscal para Exercício da Cidadania”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA), foi o campeão do prêmio nacional de Educação Fiscal realizado, no último dia 30 de novembro de 2023, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

Contemplado na categoria “Instituição”, a iniciativa da UFCA, que realiza encontros semanais em escolas públicas da região do Cariri para debater sobre Educação Fiscal, é coordenada pelo professor Milton Jarbas, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA). Nessa mesma categoria, o projeto da UFCA já havia sido reconhecido em segundo lugar no prêmio cearense de Educação Fiscal.

No caso do prêmio nacional, ele é uma iniciativa da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). Pela vitória na premiação, o projeto da UFCA receberá o valor de R$ 10 mil.

Sobre o projeto

Tendo em vista que a educação fiscal é um dos mais importantes mecanismos para o exercício da cidadania, o projeto realiza cursos para estudantes de escolas públicas do Crajubar (área mais populosa da região do Cariri cearense – composta por Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha) sobre essa temática.

Durante os encontros com os estudantes, o projeto discute o papel desses jovens na fiscalização de entidades públicas, buscando melhorar políticas públicas e reduzir desigualdades sociais. Os estudantes das escolas atendidas pelo projeto conversam também sobre temáticas como serviço público, tributação, ética e cidadania. Os encontros duram cerca de duas horas.

Em 2023, o projeto atendeu estudantes do nono ano em duas escolas públicas: Edvard Teixeira Férrer, em Juazeiro do Norte, e Dom Quintino, na cidade do Crato.

Centro de Ciências Sociais Aplicadas
ccsa@ufca.edu.br