Projeto de extensão da UFCA é vice-campeão em prêmio estadual sobre Educação Fiscal

Publicado em 24/11/2023. Atualizado em 24/11/2023 às 20h38

Da esquerda para direita: Milton Jarbas (coordenador do projeto), Luan Gomes (bolsista do projeto) e Argemiro Torres (representante da coordenadora do Prêmio Estadual de Educação Fiscal). Foto: Auditece/Divulgação

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi uma das vencedoras do Prêmio Estadual de Educação Fiscal – Ceará, na categoria “Instituição”. A solenidade de premiação ocorreu nesta quinta-feira, 23 de novembro de 2023, na sede da Secretaria da Fazenda, em Fortaleza.

O prêmio de educação fiscal é uma ação da Associação das Auditores Fiscais da Receita Estadual do Ceará (Auditece) e tem a finalidade de valorizar, promover e premiar projetos que envolvam temáticas relacionadas à Educação Fiscal, destacando discussões sobre a função social dos tributos.

O projeto da UFCA contemplado foi o “Compreendendo a Educação Fiscal para Exercício da Cidadania”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA) e coordenado pelo professor Milton Jarbas – do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA).

Sendo o vice-campeão na categoria a qual concorria, de acordo com o regulamento da premiação, o projeto extensionista da UFCA receberá o valor de R$ 2 mil. O projeto da UFCA concorria com iniciativas da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Secretaria Municipal das Finanças de Fortaleza e da Terceira Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 3).

Milton Jarbas ressalta a importância de reconhecimentos como esse para o fortalecimento das ações desenvolvidas na Universidade: “Para o projeto, [esse prêmio] é o reconhecimento de um trabalho que já vem sendo desenvolvido ao longo de alguns anos. O fortalecimento e o impacto [dessas ações] são muito relevantes para o projeto e para a UFCA. Ele divulga o nome da UFCA; o trabalho de estudantes dos cursos de Administração, Administração Pública e Gestão Social, Ciências Contábeis que estão fazendo esse trabalho, e fortalece a Extensão”, disse.

A iniciativa da UFCA também concorre na etapa nacional do Prêmio de Educação Fiscal, que será realizada, em Brasília, no dia 30 de novembro.

Sobre o projeto

Tendo em vista que a educação fiscal é um dos mais importantes mecanismos para o exercício da cidadania, o projeto realiza cursos para estudantes de escolas públicas do Crajubar (área mais populosa da região do Cariri cearense – composta por Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha) sobre essa temática.

Por meio de encontros semanais, aulas expositivas e momentos lúdicos,  o projeto discute o papel desses jovens na fiscalização de entidades públicas, buscando melhorar políticas públicas e reduzir desigualdades sociais. Os estudantes das escolas atendidas pelo projeto conversam também sobre temáticas como serviço público, tributação, ética e cidadania. Os encontros duram cerca de duas horas.

Em 2023, o projeto atendeu estudantes do nono ano em duas escolas públicas: Edvard Teixeira Férrer, em Juazeiro do Norte, e Dom Quintino, na cidade do Crato. Para os próximos anos, o professor Milton destaca que a intenção do projeto é continuar com as atividades e ampliar para outras escolas.

“[Para] o próximo ano, já entramos em contato com as duas escolas e elas querem que o projeto continue, então, nós vamos continuar nos oitavos anos, serão novas turmas. Também vamos ampliar para o município de Barbalha. Nós já conversamos com o secretário de Educação do município e a ideia é envolver escolas também em Barbalha”, afirmou.

Centro de Ciências Sociais Aplicadas
ccsa@ufca.edu.br