Projeto de Cultura da UFCA oferta atividades físicas para comunidade acadêmica e também para o público externo

Publicado em 01/09/2023. Atualizado em 04/09/2023 às 16h57

Foto: Procult/UFCA

Por meio do projeto “Movimenta UFCA”, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) está recebendo inscrições – abertas tanto para a comunidade acadêmica da instituição quanto para o público externo – para aulas de dança, de funcional e de Capoeira Angola. O Movimenta UFCA é vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA) e tem como objetivo promover a cultura do movimento, a qualidade de vida e a socialização dos participantes.

Todas as atividades são ofertadas gratuitamente. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

Dança

As aulas de dança irão abordar ritmos diversos, como sertanejo, pop e funk. Durante a prática, serão trabalhados passos básicos de cada ritmo, ao som de músicas variadas desses estilos. Essa diversidade busca proporcionar dinâmica às aulas e maior identificação dos participantes com a prática.

As aulas de dança serão realizadas em todos os campi da UFCA, nos horários e locais descritos abaixo:

• Campus Barbalha: Terça – 13h às 13h30 – sala do Centro Acadêmico
  • Campus Crato: Quarta – das 16h30 às 17h –  sala M205.
  • Campus Juazeiro do Norte: Quinta – 13h às 13h30 – pátio do bloco K.
  • Campus Brejo Santo: Sexta – 14h30 às 15h – sala 10

O estagiário de Educação Física na UFCA Leone Chaves será o instrutor das aulas.

Treinamento funcional

As aulas de funcional são atividades que trabalham, em um curto período de tempo, as capacidades físicas de resistência, de força, de flexibilidade, de agilidade e de velocidade. Durante os treinos, serão propostas atividades que incluem corrida, saltos e equilíbrio – trabalhando o corpo como um todo.

A prática visa melhorar a saúde física e mental dos participantes, a partir da socialização e de momentos de lazer ao praticar as atividades propostas.

O formulário eletrônico para inscrição também já está disponível para quem quiser participar. As aulas de funcional serão realizadas nos seguintes horários e locais:

• Campus Crato: Segunda – 13h às 13h30 – sala M205.
  • Campus Juazeiro do Norte: Terça – 16h30 às 17h – pátio do bloco K.
  • Campus Barbalha: Quarta – 13h às 13h30 – sala do Centro Acadêmico.
  • Campus Brejo Santo: Sexta – 14h às 14h30 – sala 10.

A estagiária de Educação Física na UFCA Beatriz Marques de Freitas será a instrutora.

Capoeira Angola

As aulas de Capoeira Angola são abertas ao público externo e serão realizadas às terças-feiras, das 15h às 16h, no campus Juazeiro do Norte, ao lado do Refeitório Universitário (RU). As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico

As aulas serão ministradas pelo treinel (um dos títulos de quem pratica essa modalidade) Paulo Noblat. O professor vai ensinar técnicas básicas e avançadas de Capoeira Angola, além da apresentação dos aspectos históricos e culturais dessa modalidade.

Treinamentos esportivos para a Comunidade Acadêmica

Diferentemente das atividades já descritas, os treinamentos esportivos na UFCA são restritos à comunidade acadêmica. Esses treinos contemplam as modalidades de Voleibol, de Basquete, de Handebol e de Futsal.

O objetivo dos treinos é ofertar atividades físicas regulares e formar os grupos de atletas que representarão a UFCA em competições universitárias. Por esse motivo, apenas estudantes dos cursos de graduação da UFCA, servidores e colaboradores podem participar. Interessados também devem apresentar atestado médico.

Os treinos esportivos são realizados pela UFCA semanalmente e os horários são diferentes, a depender do campus onde serão praticados. Os interessados devem consultar a tabela de horários disponíveis, no campus desejado, no fim do formulário de inscrição.

Pró-Reitoria de Cultura
esporte.procult@ufca.edu.br