Projeto “Biblioteca do Saber” firma parceria para revitalização da Biblioteca Municipal do Crato

Publicado em 12/09/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h30

Divulgação: Projeto Biblioteca do Saber

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) firmou, por meio do projeto “Biblioteca do Saber”, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), uma parceria com a Secretaria de Cultura da cidade do Crato (Secult) para catalogação, higienização e organização do acervo da Biblioteca Luiz Cruz, no bairro Alto da Penha.

De acordo com o Coordenador de Projetos de Extensão da Secult, Paulo Fuísca, o local – que completou 20 anos em 2018 – registrou queda no número de visitantes. Para reverter o quadro, segundo ele, o espaço passa por requalificação desde fevereiro último. O trabalho envolve organização básica do acervo, que conta com aproximadamente 5 mil exemplares, a instalação de internet e a reinstalação de computadores para consulta e pesquisa.

A higienização, a classificação e a organização das obras estão sendo tocadas pelas estudantes da UFCA Maria Bruna Machado (nono semestre de Engenharia de Materiais) e Gislene de Oliveira Lima (sexto semestre de Biblioteconomia), sob a tutela da professora do curso de Biblioteconomia da UFCA, Ariluci Goes Elliott, e do bibliotecário Cícero Antônio, servidor municipal no Crato.

“Primeiramente, estamos só fazendo a organização [do acervo], porque tem muito material misturado. Nesse processo, selecionamos itens para higienização, daí a importância de uma bolsista curso de Engenharia de Materiais”, explica Gislene. Conforme a estudante, além dos impactos positivos para a biblioteca cratense, a parceria entre a UFCA e a Secult Crato é importante para a formação acadêmica dos bolsistas participantes: “Isso irá contribuir muito para o meu crescimento como aluna e como profissional da área. Essas experiências de organização e tratamento são muito importantes; não só a parte cultural, mas também a parte técnica. [Esse trabalho] contribui para que as informações do Crato e da região do Cariri resguardadas pela Biblioteca estejam acessíveis a pesquisadores e alunos que precisem delas”, disse.

Para o Coordenador Paulo Fuísca, a parceria com a UFCA é “imprescindível no processo de reconstituição da Biblioteca Luiz Cruz”, que necessita da atuação dos estagiários na classificação e na higienização das publicações do equipamento. Ele diz que, em breve, novos estudantes irão compor a equipe para continuar “esse trabalho minucioso e tão importante de organização do acervo”.

Além de revitalizar e de disponibilizar o espaço para estudo e pesquisa, a parceria objetiva criar a “Sala de Estudos Regionais Cariri: Natureza e Cultura”, que deve reunir informações sobre constituição, potencialidades e atualidades da microrregião do Cariri, sob a ótica da educação social e popular.

Biblioteca do Saber
Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA)
procult@ufca.edu.br