Programas de pós-graduação da UFCA sobem de nota em avaliação da Capes

Publicado em 03/11/2022. Atualizado em 03/11/2022 às 15h55

Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

Dois programas de pós-graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) subiram de nota na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo da avaliação é assegurar e manter a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado no país.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder/UFCA) e o Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM/UFCA) receberam, dessa vez, nota 4 e 5, respectivamente. O Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo/UFCA), programa em rede recém-chegado à UFCA, também subiu para nota 4 nessa avaliação.

Além dos programas de que subiram na avaliação, a UFCA, com nove anos de existência, conta com outros três programas de pós-graduação: o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), com nota 4; o Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, que recebeu nota 3; e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, ainda a ser avaliado na próxima quadrienal.

Os dados preliminares foram divulgados pela Capes para as universidades durante o mês de setembro de 2022. A avaliação corresponde ao período de 2017 a 2020. A instituição de apoio ao Ensino Superior avalia os programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) do Brasil a cada quatro anos e classifica, conforme o desempenho, atribuindo notas: 3 (razoável), 4 (bom), 5 (muito bom), 6 e 7 (cursos de padrão internacional). Os programas da UFCA que subiram de nota agora estão na faixa de bom e muito bom, segundo a avaliação.

A avaliação é realizada com a participação da comunidade acadêmico-científica, por meio da participação de consultores ad hoc (pesquisadores/as que atuam como consultores de suas respectivas áreas para aquele determinado fim específico da avaliação), sob orientação de coordenadores/as da Capes.

Investimentos em pesquisa

Na UFCA, a Pesquisa e a pós-graduação são coordenadas institucionalmente, para além das ações dos respectivos programas, pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA). De acordo com o coordenador de Pós-Graduação da PRPI, professor Claudener Teixeira, o êxito dos resultados na avaliação quadrienal tem relação com o comprometimento de todo o corpo docente, do corpo discente e da coordenação dos respectivos programas com o desenvolvimento da Pesquisa e da pós-graduação na Universidade.

Também é resultado de ações estratégicas, por parte da Coordenadoria de Pós-Graduação da PRPI, que tiveram como objetivo melhorar a produção científica e a estrutura dos programas.

Segundo Claudener Teixeira, as notas também refletem investimentos financeiros feitos pela gestão superior da UFCA. Por meio de editais do Consolida-PG, nos últimos anos, a Universidade disponibilizou mais de R$ 200 mil para realizar ações estratégicas de aprimoramento das atividades acadêmicas na pós-graduação. O Consolida-PG é uma política institucional de fomento e amparo à pós-graduação, prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFCA.

A verba disponibilizada pode ser usada pelos programas para aquisição de materiais de consumo, realização de serviços diversos, aquisição de passagens e outras despesas necessárias para fortalecer e consolidar os cursos de pós-graduação.

O coordenador destaca ainda o papel fundamental das agências de fomento externas, como a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a própria Capes. Essas agências ajudam a financiar os programas por meio de bolsas de pós-graduação, de recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) e do financiamento de projetos vinculados a dissertações e teses.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPI/UFCA)
prpi@ufca.edu.br