Professor Silvério de Paiva Freitas Júnior é nomeado Reitor da UFCA para mandato de quatro anos

Publicado em 02/06/2023. Atualizado em 02/06/2023 às 10h01

Foto: Vitorino Silva - Dcom/UFCA

O professor Silvério de Paiva Freitas Júnior, do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA), foi nomeado Reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O mandato de quatro anos começa a valer no próximo domingo, dia 4 de junho de 2023.

A nomeação, assinada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 2 de junho de 2023.

Lista tríplice e consulta

O professor Silvério Paiva foi nomeado, após o envio da lista tríplice para a Presidência da República, formada no Conselho Universitário (Consuni/UFCA), no dia 23 de março de 2023. O docente figurava na lista em primeiro lugar por ter sido o mais votado entre os membros do Consuni. 

Silvério Paiva também foi o mais votado na consulta pública à comunidade acadêmica, realizada nos dias 14 e 15 de março de 2023. A chapa, que tinha como candidata à Vice-Reitora a professora Ledjane Sobrinho, alcançou mais votos entre as três categorias – técnicos-administrativos, estudantes e docentes.

Perfil

Silvério de Paiva Freitas Júnior, nascido no dia 6 de setembro de 1978, é professor  associado da Universidade Federal do Cariri (UFCA), ligado ao Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA). 

Desde 2016, atuava como Pró-Reitor de Administração da UFCA, sendo também representante do Nordeste na Comissão Nacional de Administração do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad).

Entre 2013 e 2016, ocupou o cargo de Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento da UFCA. Antes disso, de 2011 a 2013, foi vice-coordenador do curso de Agronomia da UFC/UFCA e presidente regional da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (Gestão 2011-2013). 

É doutor em Genética e Melhoramento de Plantas (2008) e pós-doutor pelo Programa Nacional de Pós-Doutoramento do Brasil (2010), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Possui graduação em Agronomia (2003) e mestrado em Produção Vegetal (2005) pela UENF. 

Serviço

Gabinete da Reitoria
gabinete@ufca.edu.br