Professor da UFCA participa de curadoria da exposição “Descartes Griô Profeta”, em homenagem aos 80 anos de Descartes Gadelha

Publicado em 19/06/2023. Atualizado em 27/06/2023 às 15h21

Divulgação da Exposição "Descartes Griô Profeta", em homenagem aos 80 anos do artista cearense Descartes Gadelha

O professor Joubert Arrais, do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes da Universidade Federal do Cariri (IIsca/UFCA), compõe a equipe de artistas-pesquisadores que assinam a curadoria compartilhada da exposição “Descartes Griô Profeta”, que homenageia os 80 anos do artista cearense Descartes Gadelha (1943). A exposição foi idealizada e coordenada por Wellington Júnior (Tutunho), professor, pesquisador e artista visual da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A exposição, em cartaz no Museu de Arte da UFC (Mauc/UFC), no bairro Benfica, em Fortaleza, resulta das atividades colaborativas de pós-doutorado de Joubert, no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC (PPGArtes/UFC), realizadas sob supervisão do artista-curador-docente Wellington Júnior.

A curadoria compartilhada da exposição também teve participação do pesquisador Eliezer do Nascimento, pós-doutorando na Universidade de Aveiro, Portugal, nas áreas de Design e Artesanato. O trio também coordena a Expografia e a Montagem da mostra.

Na exposição, lançada neste sábado, 17 de junho de 2023, são apresentadas as obras doadas pelo próprio Gadelha ao Mauc/UFC, entre os anos de 1970 e 2018. Conforme os curadores, a seleção, com aproximadamente 250 obras, privilegiou pinturas e esculturas, inserindo também, com certo destaque, alguns estudos, desenhos e gravuras.

O horário para visitação vai das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), até o dia 4 de agosto de 2023. O Mauc/UFC disponibilizou, ainda, o serviço de visita mediada pelo Núcleo Educativo do Museu (NEMauc). O agendamento pode ser feito por meio de formulário eletrônico.

A exposição Descartes Griô Profeta é uma realização da UFC, por meio do Mauc/UFC, do PPGArtes/UFC e do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte (LICCA/UFC). A produção contou ainda com o coletivo artístico Sala109, ligado ao PPGArtes e ao LIICA/UFC.

Sobre Descartes Gadelha

Doutor Honoris Causa pela UFC e vencedor do Prêmio Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares, Descartes Gadelha é um artista expressionista fortalezense, atuando como pintor, desenhista, escultor e músico. Conforme consta no portal da UFC, Descartes é um artista de interpretação, que busca retratar, com lirismo, personagens populares do Nordeste.

*Com informações da Universidade Federal do Ceará

Exposição “Descartes Griô Profeta”
Onde: Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará
Avenida da Universidade, 2854 – Benfica, Fortaleza-CE