Produções de estudantes de Jornalismo da UFCA são selecionadas para exibição em Festival de Cinema Cearense Independente

Publicado em 18/05/2026. Atualizado em 18/05/2026 às 13h41

Neste mês de maio de 2026, dois curtas-metragens produzidos por estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foram selecionados para exibição no Festival dos Corres de Cinema, em Sobral-CE. Os filmes escolhidos para o festival foram “Uma mulher com uma câmera”, de Sâmia Costa, e “Cococi (ou já fui cidade)”, de Yasmin Ariadne.

Criado pelo coletivo Produção de Perifa, o Festival dos Corres de Cinema (@festivaldoscorres) é dedicado à valorização da produção cultural independente, periférica e diversa nos interiores do Ceará. Além da difusão de trabalhos em áreas como artes cênicas, música, literatura e audiovisual, o festival também oferta cursos e oficinas com foco na qualificação dos artistas que participam de sua programação.

Uma mulher com uma câmera

O filme criado por Sâmia tem como protagonista a fotógrafa e cineasta cearense Nívia Uchôa. De acordo com a estudante, de modo geral, o filme fala sobre a busca por referências femininas na fotografia e no audiovisual, áreas nas quais a presença de mulheres ainda é escassa. O filme tem duração de 20 minutos e foi orientado pela professora da UFCA Isadora Rodrigues.

“Eu fui em busca da Nívia Uchôa, que é uma fotógrafa e cineasta com mais de 30 anos de carreira aqui no Cariri, em busca dessa referência que ela não teve durante a vida. Fui em busca dessa pessoa mais velha, já com a carreira estabelecida, justamente atrás dessa referência feminina. E aí o filme nasce desse encontro de gerações, em busca dessa memória apagada, a partir da ausência dessas figuras femininas”, destacou.

Cococi (ou já fui cidade)

No caso de Yasmin, o filme desenvolvido por ela aborda como temática a antiga cidade de Cococi – atualmente distrito cearense do município de Parambu, no Sertão do Inhamuns. O filme tem 17 minutos e foi orientado pela professora da UFCA Lígia Coeli Rodrigues. 

A discente explica que foi ao distrito de Cococi, no dia 8 de dezembro de 2025, no dia dos festejos da padroeira local, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Segundo Yasmin, este é o único evento do ano que faz com que as pessoas retornem ao distrito, que conta com apenas seis moradores fixos no restante do ano.

“Cheguei sem roteiro, filmei no celular, conversei com quem quis conversar comigo e voltei sem saber muito bem o que tinha nas mãos. A montagem durou dois meses, e foi nela que o filme nasceu de verdade. Quando percebi que a montagem cronológica estava certa mas estava fria, entendi que eu precisava me incluir no filme e que Cococi precisava poder responder… porque queria que ela pudesse contar sua própria história”, ressaltou.

Debate com demais cineastas no Festival dos Corres

Além de exibir os filmes, as duas estudantes também tiveram a oportunidade de participar de um debate, realizado virtualmente, com outros cineastas também selecionados pelo festival para exibir seus respectivos filmes.

Após o fim do festival, conforme as estudantes, os filmes serão disponibilizados no canal oficial do evento, no YouTube. A expectativa é que essa publicação ocorra até o fim deste mês de maio.

Serviço

Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes
Curso de jornalismo da UFCA
jornalismo.iisca@ufca.edu.br