Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis e Gestão de Pessoas são destaques no quarto episódio da série “UFCA do Futuro”

Publicado em 15/08/2023. Atualizado em 15/08/2023 às 18h08

Foi publicado nesta quinta-feira, 15 de agosto de 2023, nas redes sociais da Universidade Federal do Cariri (UFCA), o quarto episódio da série “UFCA do Futuro” – intitulado “Assuntos Estudantis e Gestão de Pessoas”. Este novo episódio apresenta ações e estratégias realizadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA) e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFCA) para o desenvolvimento da Instituição.

A série “UFCA do Futuro” tem como principal objetivo ampliar o diálogo da atual gestão com a comunidade acadêmica da UFCA. Todos os conteúdos da série são baseados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2025), documento que  reúne os objetivos essenciais para que a UFCA consiga expandir seus horizontes em relação aos pilares da Instituição – Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão.

Assuntos Estudantis e Gestão de Pessoas

Atual pró-reitor da Gestão de Pessoas, o professor Mário Pacheco explica que planejar, gerenciar, controlar, executar e avaliar ações que abrangem servidores docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs) são as principais funções da Progep/UFCA na Universidade.

Como metas para os próximos anos e alinhadas ao PDI 2025, Mário afirma que o setor buscará a constante qualificação dos/as servidores/as; a adequação do corpo técnico-administrativo e a melhoria dos níveis de saúde e qualidade de vida dos/as colaboradores/as da UFCA.

A professora Ledjane Sobrinho explica que a Prae/UFCA é o setor responsável por incentivar a permanência dos/das estudantes de graduação no Ensino Superior. Segundo ela, a missão do setor para o futuro da Universidade é ampliar a gestão participativa junto aos discentes.

Para os próximos anos, a titular da Prae/UFCA afirma também que o setor trabalhará para ampliar e fortalecer os programas, os auxílios e os demais serviços prestados por essa pró-reitoria, na busca de assegurar a permanência dos estudantes da UFCA no Ensino Superior.

Os conteúdos da série são publicados no perfil oficial da UFCA no Instagram e no canal do YouTube – UFCA TV. Disponível abaixo, o episódio mais recente foi traduzido para Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelos tradutores-intérpretes de Libras-Português Isabela Sobreira e Otniel Rodrigues.

Cultura e Extensão

Na última quinta-feira, 10 de agosto de 2023, a UFCA divulgou o quarto episódio da série “UFCA do Futuro”, sendo esse conteúdo focado nas Pró-Reitorias de Cultura e de Extensão – dois pilares fundamentais para o desenvolvimento da Universidade.

As titulares desses setores, a professora Aglaíze Damasceno (Cultura) e a professora Fabiana Lazzarin (Extensão) discutiram os principais pontos que fazem de seus setores essenciais para a ampliação e para o fortalecimento da comunidade acadêmica da UFCA, tanto interna quanto externamente.

dcom@ufca.edu.br