Prae/UFCA lança projeto de apoio a estudantes durante PLE

Publicado em 11/08/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h25

Foto: Arquivos Dcom/UFCA. Registro feito antes da pandemia da Covid-19

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Cariri (Prae/UFCA) lança, nesta quarta-feira, 12 de agosto de 2020, o projeto “Trilhas do Aprendizado Remoto”: uma iniciativa que busca oferecer acolhimento e suporte pedagógico/psicossocial aos discentes da instituição, durante a rotina de estudos em casa. O projeto foi pensado após a aprovação do Período Letivo Especial na UFCA (link para uma nova página), pelo qual a Universidade, em caráter excepcional, vai ofertar aulas remotas, em consequência da pandemia de Covid-19 e da necessidade de manter o distanciamento social até que se estabeleça cenário epidemiológico compatível com o desenvolvimento de atividades presenciais.

Os estudantes que aderirem às aulas remotas na UFCA vão precisar enfrentar desafios próprios dessa modalidade de Ensino, como conciliar a rotina doméstica com os estudos, estudar com reduzida interação social e lidar com as limitações tecnológicas. De acordo com a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis da UFCA, Liana Esmeraldo, a intenção do projeto “Trilhas” é minimizar essas dificuldades: “A partir do momento em que houve a questão do cuidado com a preparação dos docentes [da UFCA] para o Ensino remoto; da mesma forma, na outra frente, os estudantes também precisariam ser preparados e acolhidos para o aprendizado remoto, porque é importante também que eles [discentes] sejam bem-sucedidos. Foi assim que surgiu a ideia do projeto, com [oferta de] suporte tanto pedagógico quanto psicossocial (…). O objetivo é instrumentalizar os estudantes de informações e conhecimentos que possam ajudá-los a passar por esse processo de atividade remota da melhor forma possível, entendendo que é um momento novo para todos nós”, disse Liana.

Pelo projeto, a Prae/UFCA, com apoio da Diretoria de Comunicação (Dcom/UFCA), vai elaborar materiais como vídeos, podcasts e informativos digitais, para que os discentes tenham acesso a conteúdos úteis sobre temas como saúde mental, autorregulação do aprendizado, hábitos de estudos, saúde ocular, saúde nutricional e higiene do sono. Esses materiais serão publicados nos perfis oficiais da UFCA em redes sociais digitais.

Dentre as ações do programa, haverá um ciclo de rodas de conversa on-line, com três encontros virtuais, entre os dias 19 de agosto e 16 de setembro de 2020, por meio da plataforma Google Meet. As inscrições serão limitadas e devem ser realizadas entre 12 de agosto e 15 de setembro. O certificado de participação será disponibilizado para cada encontro, conforme frequência dos participantes no dia da roda de conversa.

Instruções para inscrição – Ciclo de Rodas de Conversa

Os estudantes interessados em participar das rodas de conversa devem solicitar inscrição, por meio de formulário eletrônico disponível na plataforma Foms (link para uma nova página). Como o formulário será o mesmo para os três encontros programados, as inscrições permanecem abertas até o dia 15 de setembro – véspera do último dos eventos deste ciclo.

Os participantes precisam ter um e-mail institucional, por meio do qual vão receber o link de acesso ao evento virtual, após a inscrição. Esse link será enviado ao e-mail institucional dos participantes no dia do evento.
Quem ainda não tiver um e-mail institucional pode solicitá-lo aqui (link para uma nova página). Em caso de dificuldade, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA) deve ser acionada, pelo e-mail atendimento.dti@ufca.edu.br

Programação – Ciclo de Rodas de Conversa

Roda de conversa “Ressignificando a produtividade e a aprendizagem em tempos de pandemia”
Data: 19 de agosto
Local: google Meet
Facilitadores: Yane Machado (psicóloga) e Tairone Lima (pedagogo)

Roda de conversa “Autorregulação do aprendizado no contexto remoto”
Data: 2 de setembro
Local: google Meet
Facilitadores: Ana Virgínia Mendes (psicóloga) e Aldevânia Pereira (pedagoga)

Roda de conversa “Saúde mental e mundo digital”
Data: 16 de setembro
Local: google Meet
Facilitadores: Roosevelt Ibiapina (psicólogo) e Dennysson Teles (psiquiatra)

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA)
Projeto Trilhas do Aprendizado Remoto
apoiodiscente.prae@ufca.edu.br

ERRATA

O texto original instruía estudantes interessados em participar do ciclo de rodas de conversa a solicitarem inscrição pelo e-mail apoiodiscente.prae@ufca.edu.br. As inscrições, no entanto, estão sendo feitas pela plataforma Forms. O texto foi corrigido.