Por meio de esculturas impressas em 3D, UFCA realiza exposição que conta história da arte mundial. Evento ocorre entre os dias 1° e 3 de dezembro

Publicado em 30/11/2023. Atualizado em 30/11/2023 às 12h22

Impressoras 3D usadas para confecção das esculturas. Foto: Dcom/UFCA

Como forma de estimular a criatividade e a inovação na região do Cariri cearense, entre os dias 1° e 3 de dezembro de 2023, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai realizar a “3D Expo – exposição de arte impressa em 3D”. O principal objetivo da exposição é contar a história da arte mundial por meio de réplicas de esculturas renomadas fabricadas em impressão 3D. 

Também chamada de fabricação aditiva, a impressão 3D é um conjunto de processos que produz objetivos a partir de camadas que correspondem a seções transversais sucessivas de um modelo tridimensional.

A 3D Expo será realizada no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), localizado na rua José Marrocos, 2265, Romeirão – Juazeiro do Norte, e será aberta para todos os públicos. Durante a exposição, haverá também uma visita guiada com audiodescrição gratuita. Os interessados, no entanto, devem levar celular e fone de ouvido para participar da visita guiada.

As peças podem ser visitadas no dia 1° de dezembro (a partir das 17h), no dia 2 (das 8h às 18h) e no dia 3 (das 8h às 11h). 

Ao todo, o Grupo de Pesquisas em Computação e Design (CoDe/UFCA), responsável pela exposição, trabalhou na pesquisa, na seleção e na fabricação dos 20 modelos que estarão expostos durante os dias de evento. O projeto está vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA).

Grupo de Pesquisas em Computação e Design

O Grupo de Pesquisas em Computação e Design (CoDe/UFCA) é um grupo de investigação com foco em pesquisas transversais nas áreas de Computação, Design, Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Saúde e Educação. Iniciado em 2013, o grupo é liderado pela professora Deborah Macêdo dos Santos, do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca/UFCA). 

Serviço 

Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes
iisca@ufca.edu.br