Podcast Fé com Café debate diversidade religiosa em cinco episódios às quartas-feiras

Publicado em 17/11/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h31

Destacando a diversidade religiosidade brasileira, o podcast Fé com Café lança o seu primeiro episódio nesta quarta-feira, 18 de novembro de 2020. O Fé com Café é um podcast que terá cinco episódios, lançados sempre às quartas-feiras, debatendo as diversas questões sobre diversidade religiosa no Brasil. De iniciativa do Núcleo de Comunicação da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA), é uma ação que atende aos objetivos do Plano de Cultura da UFCA, valorizar e reconhecer os saberes e as práticas culturais.

Para a série de cinco episódios foram convidados o professor do curso de Filosofia da UFCA e membro do Observatório de Religiões do Cariri, Francisco José da Silva; Renato Roseno, advogado, militante dos Direitos Humanos e deputado estadual do Ceará; Aguida Marcelino, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER); Mãe Célia, Ialorixá em Juazeiro do Norte, coordenadora da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde e vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial; Renata Marinho, professora e pesquisadora da Universidade Regional do Cariri (URCA); Jamieson Simões, pastor e pesquisador do Laboratório de Conflitualidades e Violência (Covio/Uece); e Amanda Teixeira, professora do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IISCA/UFCA).

Segundo dados do Disque Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Governo Federal, de 2018 para 2019, houve um aumento significativo, de mais de 50%, das denúncias de intolerância religiosa no Brasil. Este dado sinaliza a necessidade de se debater a questão da diversidade religiosa. De acordo com Gabriela Catunda, Programadora Visual do Núcleo de Comunicação da Procult, a ideia do podcast foi pensada coletivamente entre os técnico-administrativos do setor e os bolsistas. Gabriela conta que o Cariri é um território que tem efervescência dessa diversidade de expressões religiosas, de expressões da fé, e que essa diversidade é constatada no próprio Núcleo de Comunicação, em que os integrantes participam das mais variadas religiões.

Entre técnico-administrativos e bolsistas, oito pessoas se envolveram na produção do podcast, que estará disponível nas plataformas de streaming a partir desta quarta-feira, dia 18 de novembro. A produção do podcast contou também com a colaboração e o apoio do jornalista Bruno Balacó, que ministrou uma oficina preparatória para produção de podcasts e os auxiliou adequadamente sobre questões de técnica e criação de uma série em podcast. A vinheta e a edição dos episódios foram feitos pelo Núcleo de Produção da Procult e os episódios são apresentados pelos estudantes do curso de Jornalismo, Jayne Régia Oliveira Machado Silva e Cauê Henrique Ayo Chaves Alves.

Confira o episódio de apresentação (link para uma nova página).

Lista temática dos episódios:

EP 1 – Direito a fé e a laicidade do Estado
EP 2 – Intolerância e Racismo religioso