Plataforma e-Books ganha novas publicações

Publicado em 05/02/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 16h53

imagem logo E-book

Plataforma e-Books, que reúne publicações eletrônicas relacionadas à atividade acadêmica da Universidade Federal do Cariri (UFCA), ganhou novos oito exemplares digitais. As novas publicações são anais de encontros e congressos, cartilhas e coletâneas de artigos. Os novos itens já estão disponíveis para visualização e download e, com isso, o público passa a ter à disposição 22 publicações digitais.

A plataforma é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), mantida pela Coordenadoria de Editoração e Apoio à Publicação (Ceap-PRPI/UFCA). A equipe é responsável por viabilizar a produção e a publicação de obras de natureza científica, cultural e técnica da universidade – o que envolve serviços como revisão ortográfica, tradução de textos (do português para o inglês), normalização, diagramação, solicitação de identificadores internacionais ISBN e ISSN e a própria publicação na Plataforma e-Books.

Todos os servidores ativos da UFCA com publicações a serem realizadas no âmbito das suas atividades na instituição podem solicitar os serviços da Ceap-PRPI/UFCA, pelo e-mail atendimento.prpi@ufca.edu.br. Cada um dos serviços necessários à publicação terá um prazo específico, que varia de acordo com a complexidade da solicitação e com a demanda atual do setor.

Números ISBN e ISSN

Todos os livros eletrônicos oficiais recebem uma identificação internacional: o International Standard Book Number (ISBN). O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega funções às agências nacionais. No Brasil, é a Agência Brasileira ISBN a responsável por atribuir o ISBN a uma publicação, supervisionada pela Biblioteca Nacional em parceria com a Fundação Miguel de Cervantes – organização sem fins lucrativos de apoio à pesquisa e à leitura. A identificação internacional difere a publicação oficial eletrônica de uma publicação comum, exportada de editores de texto sem formalidade.

Especificamente as publicações seriadas, como as revistas científicas, recebem outra identificação: o International Standard Serial Number (ISSN), mantido pela ISSN Network – uma organização intergovernamental representada por 89 centros nacionais e regionais, em todo o mundo, coordenada pelo Centro Internacional do ISSN, com sede em Paris. No Brasil, quem atribui o código ISSN a uma publicação seriada é o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Coordenadoria de Editoração e Apoio à Publicação (Ceap-PRPI/UFCA)
Sala 302, Bloco I – campus Juazeiro do Norte
editoracao.prpi@ufca.edu.br