PIBID e Programa de Residência Pedagógica reiniciam atividades com ampliação de subprojetos e do número de bolsas

Publicado em 21/11/2022. Atualizado em 21/11/2022 às 10h41

Equipe do Programa de Residência Pedagógica do curso de Filosofia em escola no Crato. Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA

Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica iniciaram as atividades no mês de outubro de 2022, com ampliação na quantidade de subprojetos e no número de bolsas. 

O Pibid, que antes funcionava com 48 bolsas para estudantes, agora tem disponível 96 bolsas para discentes. Já o Residência Pedagógica, que antes tinha 48 bolsas para residentes em três subprojetos, agora tem 60, divididas em quatro subprojetos. Cada edição de ambos os programas funciona por 18 meses. 

Conforme a coordenadora institucional do Pibid na UFCA, professora Francione Charapa Alves, a ampliação de bolsas do programa ocorreu devido a vários fatores, incluindo a distribuição de cotas por região, a quantidade de bolsas solicitadas pela universidade e a avaliação do projeto. Além disso, conta também o histórico das participações anteriores. 

“A gente tem feito um trabalho de prestação de contas muito bem organizado, de trabalho nas escolas com diversas atividades. Os relatórios são entregues pontualmente. Essa organização da gestão anterior também influencia na seleção dos projetos”, explicou a professora. 

No caso do Residência Pedagógica, conforme o coordenador institucional do programa na UFCA, professor Márcio Mattos, o aumento se deu, além de mudanças na oferta de bolsa, pela ampliação no número de subprojetos aprovados pela Universidade. Na edição anterior, a UFCA contava com os subprojetos de Música, Filosofia e Multidisciplinar (Biologia, Física e Química).

Agora, nesta edição, foi aprovado também o subprojeto do curso de Letras-Libras. Tanto o Pibid como o Residência Pedagógica são programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), implementados nas universidades para fortalecer as licenciaturas, cursos que habilitam os/as estudantes a atuarem no magistério. 

Os programas não são contínuos. A cada 18 meses, a Universidade inscreve um projeto institucional para os cursos de licenciatura em ambos os programas. Depois do projeto aprovado pela Capes, a instituição pode selecionar os/as bolsistas e os/as docentes que atuarão na iniciativa e as escolas públicas que receberão as atividades.  

Na UFCA, ambos os programas são gerenciados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no âmbito da Coordenadoria Para o Fortalecimento da Qualidade do Ensino (CFor-Prograd/UFCA).

Pibid

A UFCA, nesta edição atual, tem cinco subprojetos do Pibid: Letras/Libras, Filosofia, Música, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências e Matemática e Pedagogia. Em cada um desses subprojetos, atuam bolsistas (estudantes das respectivas licenciaturas), supervisores da escola pública (professores da rede pública) e coordenadores de área (professores da UFCA dos respectivos cursos).

As 96 bolsas destinadas somente para os estudantes tem um valor de R$ 400,00/mensais, pagos por meio da Capes. Podem participar estudantes que tenham menos de 60% do currículo integralizado. Segundo Francione Charapa, no Pibid, os/as bolsistas acompanham atividades letivas nas escolas selecionadas. 

“Eles vão desenvolver atividades acompanhadas com o professor em sala de aula. Desenvolver projetos junto com o professor, observar a sala de aula, estar sempre acompanhando o trabalho do professor”, explicou. É uma oportunidade para o estudante de licenciatura ter contato com o ambiente escolar, onde trabalhará futuramente, aperfeiçoando, assim, a sua formação. 

Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica proporciona aos estudantes de graduação a experiência docente no ensino básico. É voltado para discentes que já tenham cursado pelo menos 50% do curso.

Cada estudante recebe bolsa de R$ 400,00/mensais, durante os 18 meses de vigência do programa. Durante o período, são desenvolvidas, nas escolas, atividades de formação na área de licenciatura, que podem ser utilizadas como estágio supervisionado. 

Além dos estudantes dos respectivos cursos, chamados de residentes, participam das atividades os professores orientadores (docentes das licenciaturas) e os preceptores (professores da educação básica que acompanham as atividades dos estudantes da universidade).

“Tem o período de formação dos estudantes, depois tem o período de observação da escola, observação da dinâmica da instituição, observação de como o professor dá aula. (…) E também tem o período de regência. Esse é o momento que os alunos vão fazer sua atividade prática, eles vão atuar dentro da escola como futuros professores”, explicou Márcio Mattos. 

Atuação no Cariri

Os projetos têm atuado em escolas públicas do Cariri, nas cidades de Brejo Santo, Milagres, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Porteiras. Dessa forma, além de possibilitar o aperfeiçoamento da formação do estudante do ensino superior, contribui também com a melhoria da qualidade da educação básica da região. 

Para acompanhar os editais e a programação de ambos os programas, acesse a página do Pibid (link para uma nova página) e o site do Residência Pedagógica (link para uma nova página).

Serviço

Pró-Reitoria de Graduação
prograd@ufca.edu.br