Pesquisadores publicam dossiê internacional em comemoração dos cem anos da Filosofia das Formas Simbólicas, de Ernst Cassirer

Publicado em 25/05/2023. Atualizado em 25/05/2023 às 10h59

O filósofo Ernst Cassirer, em New Haven, Connecticut, 1944. Foto: Eric Schaar/Fortune/Beinecke Rare Book and Manuscript Library, Yale University

A revista Studia Kantiana, da Sociedade Kant Brasileira, publicou, neste mês de maio de 2023, o dossiê “Kant e as escolas neokantianas: comemoração aos 100 anos da Filosofia das Formas Simbólicas, de Ernst Cassirer”

A edição, organizada por meio de uma parceria entre o pesquisador da Universidade Federal do Cariri (UFCA), professor Ivânio Azevedo, do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca), e outros pesquisadores ligados a três universidades brasileiras, conta com textos de professores do IIsca/ UFCA. No Brasil, a revista é classificada, conforme o sistema Qualis-Periódicos, na categoria A2, a segunda mais alta. 

A participação da UFCA, além da organização, conta com um artigo produzido por Ivânio Azevedo em parceria com o professor Rafael Garcia, da Universidade de Campinas (Unicamp), que também é um dos organizadores; uma tradução feita por Ítalo Lins, de um texto inédito do filósofo Ernst Cassirer, de 1942; além de um artigo de autoria do professor Ericsson Coriolano e outro do professor Fernando Gimbo. 

A edição traz também artigos de pesquisadoras e pesquisadores brasileiros e de diferentes países, como Christian Krijnen, Servanne Jollivet, Thomas Mormann, Laura Pelegrín, Caio Souto, Gregory Moss, Joaquim Braga, entre outros/as. 

Organizaram o dossiê, além de Ivânio Azevedo (UFCA) e Rafael Garcia (Unicamp), os pesquisadores Adriano Mergulhão (Universidade Estadual de Londrina) e Lucas Amaral (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), que também publicaram, respectivamente, uma tradução e um artigo na revista.

O dossiê, conforme o professor Ivânio Azevedo, representa um importante amadurecimento da pesquisa em Filosofia na UFCA.

“São quatro pesquisadores da instituição que estão num dossiê internacional e portanto estão aí no circuito internacional de debate sobre o neokantismo aqui no Brasil. É um debate internacional que se deu a partir de uma revista bastante conceituada, a Studia Kantiana, que é uma das revistas mais importantes dessa nossa área”, ressaltou. 

Produção do dossiê

O dossiê faz parte de um trabalho desenvolvido, desde 2021, entre os grupos de pesquisa Filosofia da Cultura (UFCA) e Neokantismo e Filosofia da Cultura (Unicamp), ambos cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com Ivânio Azevedo, as/os pesquisadoras/es, desde então, têm organizado uma série de ações, com eventos, artigos, orientações, dossiês, traduções, compondo um processo de recepção de uma tradição filosófica no Brasil, o neokantismo, movimento influenciado pela filosofia crítica do filósofo alemão Immanuel Kant. 

“Essa corrente foi muito importante no final do século XIX e no começo do século XX e influenciou várias correntes filosóficas do século passado. E a gente nunca teve até então uma recepção dessa tradição no Brasil”, explicou o pesquisador.

Um dos objetivos da edição, portanto, é dar espaço para a reflexão sobre os vários autores, períodos e interfaces possíveis do pensamento neokantiano, contribuindo, dessa forma, para ampliar a interlocução entre filósofas e filósofos brasileiras/os e estrangeiras/os que têm se dedicado à investigação das contribuições filosóficas dessa corrente.  

Além disso, o dossiê marca e homenageia o centenário de publicação do primeiro volume da Filosofia das Formas Simbólicas, de Ernst Cassirer, importante filósofo da cultura do século XX. A obra marca a fase tardia da era neokantiana e a maturidade de sua caracterização como crítica da cultura.

Acesso 

O dossiê completo, com apresentação, artigos, resenhas e traduções, está disponível no site da revista Studia Kantiana e tem acesso livre e gratuito.

Serviço

Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca/UFCA)
iisca@ufca.edu.br