Pesquisadores da UFCA têm projeto sobre reúso de água aprovado no edital INOVAFIT da Funcap

Publicado em 11/04/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h13

Uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a empresa Nordeste Joias Folheadas resultou na recente aprovação de um projeto de sustentabilidade através do edital INOVAFIT da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O objetivo do projeto é desenvolver e implementar um sistema de tratamento da água pela indústria, visando a recuperação de metais e o reúso de água no processo produtivo.

O projeto aprovado foi idealizado em três anos de parceria dos pesquisadores com a empresa, e é coordenado pelo professor Francisco José de Paula Filho, que contou com uma equipe de professores do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UFCA, os professores Marcelo Santiago, Thiago Mielle, Paulo Renato Firmino e Paulo Roberto Tavares; além de estudantes do Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER), servidores técnicos da UFCA e da empresa, e alunos de graduação do curso de Engenharia de Materiais da UFCA.

O valor do financiamento oferecido pela Funcap é de R$ 100 mil, recurso que financiará o desenvolvimento de um protótipo do sistema de tratamento de efluentes líquidos da indústria e para investimentos em equipamentos para a empresa e para o Laboratório da Central Analítica da UFCA.

Impacto do projeto na região

O polo industrial metalúrgico de Juazeiro do Norte é responsável pela produção de joias folheadas por meio do processo de galvanoplastia, no qual a água está presente em todas as etapas. Em regiões em que recursos hídricos são limitados, como é o caso do Cariri, é essencial que haja esforços para mitigar impactos ambientais desta atividade econômica. Assim, o projeto tem como foco a aplicação de tecnologia de tratamento capaz de minimizar a geração dos resíduos industriais, apresentando um sistema para tratamento de efluentes de galvanoplastia associada à recuperação dos metais presentes, viabilizando o reúso da água de lavagem no processo industrial. “Esperamos contribuir para melhorar o desempenho ambiental não só da empresa sede do projeto, mas de todo o setor de galvanoplastia da região, além da economia de água e redução nos teores de metais nos resíduos sólidos e efluentes. Com isso, vai haver uma redução nos custos de tratamento dos efluentes e disposição de resíduos sólidos, gerando ganhos econômicos e mais sustentabilidade nessa atividade industrial, sendo a base disso os princípios de Produção Mais Limpa”, explicou o professor Francisco José de Paula Filho.

O INOVAFIT

O Programa Funcap INOVAFIT destina-se a apoiar, por meio da concessão de recursos, o desenvolvimento de produtos e processos inovadores por empresas brasileiras e sediadas no Ceará, visando o mercado local, nacional e até mesmo internacional. Assim, o programa espera promover um aumento das atividades de inovação no setor industrial, maior movimentação da economia no estado, e aumento da colaboração entre o setor empresarial/industrial e a pesquisa científica.