Pesquisadores da UFCA publicam estudo sobre covid-19 em e-book internacional

Publicado em 15/02/2022. Atualizado em 31/10/2022 às 15h18

Foto: Fiocruz (https://www.bio.fiocruz.br)

O acelerado avanço da pandemia da covid-19 exigiu que profissionais da saúde buscassem formas de conhecer e tratar a doença rapidamente. Para isso, foi necessário que diversos pesquisadores ao redor do mundo se debruçassem nas informações sobre o vírus, trazendo conhecimento que contribuísse com a prevenção e o tratamento mais adequado.

Entre essas investigações, está uma pesquisa desenvolvida por professores e estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) sobre a epidemiologia e a etiopatogenia da covid-19. O artigo, com o título  Epidemiology and Etiopathogeny of covid-19 (link para uma nova página), foi publicado em inglês no e-book Coronavirus Therapeutics – Volume I: Basic Science and Therapy Development, publicação da editora Springer Nature que traz estudos diversos sobre o coronavírus. 

A pesquisa consiste em uma revisão sistemática em algumas bases de dados científicas (MEDLINE, Embase, Web of Science, SciELO) e reúne informações relevantes sobre a etiologia (causas e origem da doença), a epidemiologia (distribuição, frequência e propagação da doença), a fisiopatologia (alterações provocadas no organismo) e a patogênese (agressão e reação do organismo) da doença. 

A revisão sistemática é uma metodologia recorrente em pesquisas de saúde e tem como objetivo identificar estudos sobre um determinado tema e analisar aqueles que podem fornecer evidências científicas sobre o assunto em questão para os profissionais de saúde. A intenção é disponibilizar uma síntese das pesquisas analisadas e, dessa forma, contribuir com conhecimento relevante para práticas de saúde baseadas em evidências.

A pesquisa foi um esforço de diferentes grupos de pesquisa da UFCA, que trabalham com temáticas relacionadas à saúde e à biologia. Os 21 pesquisadores envolvidos fizeram um levantamento inicial de mais de 800 estudos sobre coronavírus, publicados entre dezembro de 2019 e janeiro de 2021. Desse total, foram selecionados 210 artigos para uma análise mais detalhada. Cada grupo de pesquisa  analisou artigos que abordassem suas temáticas afins. Os resultados dessas análises foram sistematizados na pesquisa publicada. 

Estrutura do artigo

O artigo começa descrevendo a etiologia da covid-19. Nesse tópico, estão sintetizadas informações sobre as causas e a origem da doença, incluindo detalhes acerca da estrutura biológica do vírus e os seus comportamentos, como as mutações. Logo em seguida, aborda a epidemiologia da doença, discorrendo sobre o alto potencial de contaminação, a forma como a doença foi se distribuindo no mundo e os meios de transmissão. Essa parte também cita sintomas da covid-19 em pessoas com comorbidades. 

Na última parte, a pesquisa aborda questões sobre a patogênese da doença, como as alterações possíveis no sistema respiratório, no coração, no sistema gastrointestinal, no sistema circulatório, no sistema hematológico, no sistema urinário, no sistema nervoso e no sistema reprodutivo. Também traz informações sobre as reinfecções de covid-19.

O texto está disponível na página da Springer (Link para uma nova página). É possível ter acesso ao e-book completo ou apenas ao artigo. 

Serviço

Faculdade de Medicina

famed@ufca.edu.br