Pesquisadores da UFCA desenvolvem plataforma com dados sobre a Covid-19 no Cariri, no Ceará e no mundo

Publicado em 15/04/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 16h59

Página do Painel de Monitoramento da Covid-19 da UFCA com informações sobre o Cariri

Pesquisadores da Universidade Federal do Cariri (UFCA) desenvolveram o Painel de Monitoramento da Covid-19 (link para uma nova página). O sistema on-line, alimentado diariamente de forma automática, pela base de dados da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do IntegraSUS (Secretaria de Saúde do Estado do Ceará), pode ser acessado gratuitamente pela população e utilizado para análise do avanço do coronavírus, com informações detalhadas de casos confirmados e mortes no Cariri, no Ceará e no mundo.

Produzida pelos professores do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UFCA, Juscelino Pereira Silva (também pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFCA) e Rafael Perazzo Barbosa Mota (também coordenador de Informação, Monitoramento e Avaliação Institucional da Proplan/UFCA), a partir de um sistema costumeiramente usado para análise de negócios e de orçamento, o Microsoft Power BI, a plataforma traz uma série de dados, gráficos e mapas que auxiliam na leitura dos números.

Juscelino Pereira explica que a utilização da ferramenta é simples. Basta que o usuário tenha acesso à internet, clique na página dos Painéis de Monitoramento da UFCA (link para uma nova página), que leva à plataforma, e comece a explorar ícones e gráficos que vão aparecendo. Há também filtro para selecionar o período a ser analisado. “É simples, intuitivo e visual. Fizemos de uma forma que fosse possível colher rapidamente aquelas informações mais objetivas e, ao mesmo tempo, quem gosta de mexer um pouco mais, consegue buscar informações mais filtradas”, detalhou.

Dados

A ideia da plataforma surgiu a partir de uma verificação de painéis consolidados no mundo e a identificação da falta de alguns dados considerados relevantes por Juscelino Pereira, como informações, em língua portuguesa, sobre a evolução dos casos no mundo nas últimas 24 horas. Diante desse cenário, o pesquisador passou a pensar em alternativas para disponibilizar os dados mundiais de forma mais acessível no Brasil.

Enquanto isso, Rafael Perazzo iniciava a consolidação de uma plataforma específica para o Cariri.  “A ideia veio a partir da verificação de iniciativas semelhantes com dados gerais sobre o Brasil e sobre cada um dos estados. Identificada, assim, a ausência de informações específicas sobre a região do Cariri”, informou Perazzo.

Os dois, então, juntaram os esforços para incrementar o painel de informações, incluindo dados globais, estaduais e do Cariri. “A nossa ideia foi criar um ambiente com informações consolidadas, com métricas relevantes, em língua portuguesa e que focasse o Cariri”, disse Juscelino Pereira.

Na área de informações globais, é possível encontrar dados sobre casos confirmados, óbitos e casos recuperados em 185 países. O usuário pode ter acesso, por exemplo, à comparação com o dia anterior para observar a evolução de casos confirmados; às taxas de variação em relação à semana anterior para saber o quanto cresceu o número de casos de uma semana para outra; ao raio de infecção a cada 100 mil/habitantes; às informações geográficas por países; entre outras.

Já no espaço com informações sobre o Ceará e o Cariri, estão os dados sobre casos suspeitos, casos confirmados e mortes – não há informações sobre recuperados, porque não constam no banco de dados do Estado. O usuário, consegue, por exemplo, acessar a comparação com o dia anterior; o número de casos suspeitos nas últimas 24h; a quantidade de casos suspeitos nos últimos sete dias, incluindo a variação desse dado; a distribuição por cidade; além da comparação do Cariri com o restante do Ceará.

Incremento de informações

Os pesquisadores não descartam a possibilidade de ampliar os dados disponíveis na plataforma. Isso depende, no entanto, do surgimento de novas bases de dados ou da ampliação das que já alimentam o sistema da UFCA. “Na medida em que novos dados estiverem disponíveis, o bot [ferramenta que automatiza procedimentos] será alterado para obter novas informações, como faixa etária, por exemplo, para que essas sejam incluídas no monitoramento, com o fim de fornecer ainda mais informações para a população”, explicou Rafael Perazzo.

O professor Juscelino Pereira informou que, se a equipe tiver acesso a uma outra fonte de dados, incluindo informações sobre pessoas de grupos de risco e mapeamento relativo a bairros das principais cidades da região do Cariri, também será possível ampliar a plataforma. “Estamos à disposição para incrementar dados que possam ser úteis para a comunidade de uma maneira geral”, ressaltou o pesquisador.

Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA)
cct@ufca.edu.br