Pesquisador da UFCA palestra sobre Bacias Hidrográficas na Universidad Nacional del Litoral, na Argentina

Publicado em 24/06/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h11

Imagem de um pesquisador da UFCA apresentando seu trabalho em uma sala onde ele está em pé apontando para um slide e algumas pessoas o assistindo sentadas em cadeiras de sala de aula
Foto: Arquivo pessoal

O professor doutor Francisco José de Paula Filho, docente do curso de Engenharia de Materiais, do curso de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), foi convidado para proferir uma palestra com o tema “Avaliação Ambiental de Bacias Hidrográficas no Semiárido Brasileiro através de Indicadores Biogeoquímicos” na Faculdade de Engenharia e Ciências Hídricas (FICH) da Universidad Nacional del Litoral (UNL), na Argentina.

A palestra, que aconteceu no último dia 10 de junho, contou com a presença de estudantes de graduação, pós-graduação e docentes da FICH, é um desdobramento do Primeiro Workshop sobre Gestão de Recursos Hídricos no Semiárido, realizado pela Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O professor explica que a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (Proder/UFCA) está trabalhando para firmar acordos de cooperação em pesquisa com a FICH, através da linha de pesquisa Meio Ambiente. “O diálogo já está bastante adiantado, e pretendemos ofertar uma disciplina em 2020 para os alunos do curso de Engenharia Civil da UFCA, na modalidade Ensino à Distância (EAD)” conta ele.

O evento foi realizado pelo PRODER, com apoio da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA) e da Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (BPI/FUNCAP) e contou também com a participação de coordenadores da Cátedra da UNESCO do Brasil, da Argentina e de Portugal.

“Essas ações projetam a pesquisa realizada na UFCA, particularmente no âmbito do PRODER, no cenário internacional, pela aproximação com pesquisadores de instituições tradicionais da América Latina, como é o caso da Universidade Nacional do Litoral”, afirma Francisco José.

O docente conta ainda que “as ações da cátedra tem foco na educação ambiental, pesquisa e extensão da bacia do rio Salgado, na província de Santa Fé. Apesar do mesmo nome, essa e a outra bacia apresentam um marcante contraste no que diz respeito aos fluxos e à paisagem. Este fato atraiu o interesse da FICH em conhecer mais sobre nossa realidade, e assim surgiu o tema da palestra que proferi”, disse.

Estamos no decênio instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para superação dos desafios sobre os recursos hídricos, e o professor acredita que os estudos sobre bacias hidrográficas e gestão de recursos hídricos ganham cada vez mais espaço e atenção, tanto dos gestores quanto da população.

Leia sobre a conferência no site da FICH.